10 dicas para auxiliar na compra de um imóvel
Uma decisão que pode valer uma vida. Afinal, comprar o imóvel certo pode ser a solução da maioria dos problemas de muita gente. Realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel é algo que muita gente ainda almeja.
Entretanto, a escolha errada pode significar também muita dor de cabeça e despesas extras, sem contar todo o transtorno. Uma casa ou apartamento te acompanharão por muito tempo e, por isso, a decisão precisa ser acertada. Nessa hora, é preciso calma e toda a ajuda do mundo para decidir o local perfeito para morar e construir sua vida. Pense que o espaço será um dos mais importantes durante uma boa fase da sua vida, englobando todos os seus planos e sonhos.
Momento certo
A escolha começa por pensar em que momento da sua vida esse investimento se encaixa. É necessário calcular todos os gastos que poderão vir com o imóvel, que incluem as contas, condomínio, imposto sobre transferência de bens imóveis, escritura e registro em cartório, advogado, mudança, possíveis reformas e os móveis e decoração. Assim, antes de começar os planos vale a pena consultar o limite de financiamento bancário e calcular todos os gastos.
Localização
Um dos detalhes mais importantes fica por conta da localização. Ela influenciará o valor do imóvel, suas vantagens e principalmente grande parte da sua vida. Um imóvel bem localizado fica perto de transportes públicos e com fácil acesso para suas atividades diárias. O local deve entrar na balança com o valor e a estrutura da construção.
Novo ou usado?
Uma dúvida que surge na hora de comprar fica por conta dos imóveis na planta ou os já usados. Na hora de decidir, pense no valor que você pode pagar, no investimento, no preço do condomínio e nos detalhes do estado do imóvel que influenciarão no orçamento futuramente.
Detalhes técnicos
Essa parte depende principalmente da ajuda de alguém que conheça mais sobre os detalhes estruturais de uma construção. Seja em uma casa ou apartamento, é preciso garantir que não há rachaduras, infiltrações, umidade, problemas com a estrutura, encanamento, fiação ou ainda detalhes do próprio projeto como disposição dos cômodos e posição em relação a rua.
DIY
No caso de escolher um novo apartamento, pense também que é possível economizar realizando algumas reformas e modificações por conta própria. É claro que algumas delas necessitarão de ajuda profissional, mas uma pequena pintura ou reparo pode ser muito bem feito por você com um pouco de paciência e dedicação.
Pesquisa na internet
A web veio para solucionar diversos problemas e oferecer diferentes saídas. Não seria diferente no caso do apartamento, com a possibilidade de pesquisar tudo online. Os anúncios são feitos em sites especializados, como esse, que dão informações valiosas e a confiança ao buscar. Assim, você não precisa gastar tempo procurando pelas ruas ou entrar em contato com várias imobiliárias.
Documentação
Verifique sempre, antes de fechar negócio, a documentação do apartamento. Assegure que não há qualquer pendência ou processo judicial ainda em julgamento. Isso pode ser um dos maiores entraves para quem adquire o imóvel e também pode causar uma dor de cabeça para os futuros proprietários.
Leilões
Uma alternativa para quem busca ofertas de imóveis é investir nos leilões. Eles podem ser até mesmo acessados online, com a facilidade de dar os lances a distância. A visita é indispensável e os valores chegam a ser consideravelmente menores. Isso porque esses bens são botados no mercado pela justiça por alguma dívida do antigo proprietário.
Calma
Um mero detalhe pode arruinar todo o processo ou gerar arrependimento por vários anos. É pensando nisso que vale muito a pena ter calma antes de fechar negócio. Não ceda às pressões dos vendedores e faça tudo com calma e sem pressa. Esse investimento precisa ser bem pensado e a decisão tomada com muita firmeza.
Paciência
E, além da calma, é preciso também ter paciência nessa busca. Muita gente demora meses ou até mesmo anos na procura do apartamento ou casa perfeitos. Tenha uma certeza: o imóvel perfeito para você existe, ele está por aí. A grande questão é ter a paciência e persistência para encontrá-lo.
Grande abraço!
Press Office