6 hábitos que escurecem os dentes e que você pode evitar
Se, antigamente, a maioria dos brasileiros só encarava a cadeira do dentista quando sentia dor ou precisava alinhar a arcada dentária, hoje felizmente passamos a ser um dos países que mais se preocupa com a saúde bucal.
De acordo com estatísticas atualizadas em junho de 2019 do Conselho Federal de Odontologia, o Brasil soma atualmente mais de meio milhão de profissionais da área, entre cirurgiões dentistas, auxiliares, protéticos e trabalhadores de laboratórios e empresas de produtos odontológicos, respondendo à crescente demanda por serviços profissionais na área.
A coloração dos dentes é um fator importante para compor um sorriso equilibrado e a harmonia facial: quanto mais claros, mais saudáveis e bem cuidados eles aparentam ser. O clareamento dental pode trazer ótimos resultados para dentes mais brancos, porém, graças à ação dos peróxidos utilizados no tratamento, sua prática excessiva pode acarretar uma série de danos sérios para a saúde bucal e integridade dos dentes. Por isso, este procedimento deve ser realizado apenas por profissionais especializados.
Para evitar o desgaste dos dentes e também do bolso, mas não deixar de lado a saúde e a estética dental, veja alguns hábitos que aceleram o escurecimento dos dentes e como modificá-los em seu dia a dia. Uma nova rotina de cuidados pode reverter consideravelmente este processo!
Fumar
Além de influenciar na qualidade de vida e conter um alto número de substâncias cancerígenas, o cigarro também é um vilão da saúde bucal. Além de manchar e amarelar os dentes, sua fumaça também é capaz de modificar a estrutura das resinas compostas utilizadas em restaurações e obturações.
Não tomar água (ou tomar pouca)
A ingestão regular de água é fundamental para o bom funcionamento das glândulas salivares. A qualidade e a quantidade de saliva produzidas é primordial para a limpeza natural da boca, diluindo resíduos e ácidos prejudiciais aos dentes.
Mascar chicletes com açúcar
Na bibliografia científica, como no estudo realizado na Faculdade de Engenharia Química de Lorena e publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, o xilitol, substituto do açúcar em algumas gomas de mascar, aparece como responsável na diminuição das cáries e até na prevenção da diabetes e osteoporose. Mascar chicletes adoçados com xilitol ajudam a aumentar a produção de saliva e a neutralizar o pH da boca sem prejudicar os dentes.
Ingestão de vinho, café e outros alimentos
O vinho, além de ser uma bebida ácida, possui muitos pigmentos que penetram na superfície do dente e pode provocar manchas escuras, assim como o café, refrigerantes à base de cola e sucos coloridos artificialmente, açaí, molhos de tomate, shoyu e catchup. Se possível, consuma estes alimentos moderadamente, sempre intercalando com água ou mesmo utilizando canudo. Cuide bem da escovação e higiene após o consumo.
Não ingerir alimentos com fibras
Alimentos mais fibrosos exigem um maior período de mastigação, como no caso das barrinhas de cereais e frutas como a maçã e a pêra. Isso ajuda a estimular a produção de saliva e equilibrar as condições normais da acidez dentro da boca, protegendo o esmalte dos dentes.
Cuidado com o enxaguante bucal
Até mesmo alguns cuidados que são benéficos podem escurecer o sorriso se utilizados de forma incauta. Algumas versões de enxaguantes bucais disponíveis no mercado têm o digluconato de clorexidina, uma excelente substância antibactericida mas que pode, eventualmente, favorecer o aparecimento de manchas nos dentes.
Grande abraço!
Press Office
Tags:6 hábitos que escurecem os dentes e que você pode evitar