8 passos para se tornar expert em vinhos

03/02/2017

8 passos para se tornar expert em vinhos

O que pode ser melhor do que curtir aquele momento entre amigos com queijos e algumas taças de vinho? É por instantes assim que o vinho não é visto apenas como uma bebida, mas também como uma experiência. Mas diante de uma prateleira com inúmeras opções de uvas, rótulos e épocas, como fazer a melhor escolha para a sua ocasião? Apesar de parecer uma tarefa complexa, é possível se tornar um expert seguindo alguns passos. Confira:

Beba!

Não existe outra forma, o primeiro passo para começar a entender os vinhos é experimentando. Procure vinhos de países e safras diferentes para treinar seu paladar a reconhecer sabores mais ácidos e mais adocicados.

Pesquise

O que não falta nas livrarias e na internet são materiais de pesquisa sobre vinhos, como livros, enciclopédias, sites e matérias.

Converse com quem entende

Conversar com quem já é mais familiarizado com o mundo dos vinhos é um bom passo para pegar dicas e tirar as suas dúvidas. Fale com amigos, enólogos e sommeliers. Você também pode conseguir muitas informações em alguns clubes destinados ao consumo da bebida. Saiba mais aqui.

Comece pelo quintal de casa

Não é preciso comprar vinhos franceses ou italianos para encontrar um bom produto. Conheça os rótulos nacionais e de países próximos, como Argentina e Chile.

Branco x tinto

Quando ficar na dúvida entre um ou outro, lembre-se: os brancos são mais refrescantes e ideais para épocas quentes, como a primavera e o verão. Já os tintos são ótimos para as refeições e combinam com climas mais amenos.

Como começar?

Experimente diversos tipos de vinho levando em conta a variação das uvas. Nas uvas brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier e Moscatel. Nos tintos: Merlot, Cabernet Sauvignon, Shiraz e Malbec. Assim, você consegue sentir as diferenças entre cada uma delas e treinar seu paladar.

Comece pelos novos

No começo, é interessante degustar safras mais recentes – de três a cinco anos de idade – para ir se acostumando com as diferentes complexidades até se sentir seguro para avançar no tempo.

Atenção à taça

Fique atento à escolha da taça, que deve ser de qualidade e adequada ao tipo de vinho que você vai degustar.

Grande abraço!

Press Office

Tags:, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile