Maior escultura em madeira do mundo
A maior escultura do mundo mede quase 13 metros de comprimento e estabeleceu um novo recorde para o Guinness Book World Records.
Baseado nas famosas pinturas intituladas “Ao longo do rio durante o Festival de Qingming”, o artista chinês Zheng Chunhui passou quatro anos criando a escultura, que mede exatamente 12,286 metros de comprimento por 3,075 metros de altura e 2,401 metros de largura.
“Ao longo do rio durante o Festival de Qingming” é o título de diversas pinturas panorâmicas, sendo a versão original atribuída ao artista também chinês Zhang Zeduan (1085-1145) da Dinastia Song.
Ao longo da pintura original que mede 5.28 metros de comprimento há 814 pessoas, 28 barcos, 60 animais, 30 prédios, 20 veículos, nove liteiras e 170 árvores desenhadas. Ela captura a vida diária das pessoas (de todas as classes sociais) neste período na província Bianjing.
O tema celebra o espírito festivo e comoção pagã no Qingming Festival, em vez de aspectos cerimoniais como túmulos e orações.
Considerada a Monalisa da China, toda a peça foi pintado em formato handscroll (imagens geometricamente precisas), e seu conteúdo revela também diferentes atividades econômicas das zonas rurais e da cidade.
Como uma criação artística a peça tem sido reverenciada ao longo dos séculos e artistas de dinastias posteriores fizeram várias réplicas reinterpretando à maneira de cada um.
Fonte:
ecns.cn