Sadomasoquismo por Antônio de Oliveira

26/03/2014

Sadomasoquismo, por Antônio de Oliveira

SADOMASOQUISMO

Sadomasoquismo é uma conjugação, uma mistura de sadismo e masoquismo, geralmente no campo da perversão sexual. Advém da satisfação erótica de atos de violência ou crueldade física ou moral infligidos ao parceiro sexual. Atende também pelo pomposo nome de algolagnia: passiva, se se trata de masoquismo e ativa, no campo do sadismo. Por extensão, prazer com o sofrimento alheio, e masoquismo, gostar de sofrer, às vezes até de apanhar.

– Sabe, comadre, a minha dor é maior que a sua! No joelho, então… Assim, pode-se associar o masoquismo também à hipocondria, mania de doença.

sadomasoquismo-professor-antonio-de-oliveira

Mas o foco aqui é o sadomasoquismo, disfarçado e camuflado, do telespectador diário de telejornais e novelas televisivas. O cardápio é invariável, inacreditável mundo novo de iguarias em cores, porém sombrio. Sombrio, mas não mais de doer o coração. A gente se acostuma com uma ração pouco balanceada de secas devastadoras e inundações avassaladoras, greves, paralisações, bombas, explosões, assaltos, latrocínios, acidentes, particularmente automobilísticos, homicídios, desvios de verbas, autodefesa e conversa fiada das autoridades, propagandas enganosas, comerciais, eleitorais e eleitoreiras. De vez em quando uma notícia boa.

sadomasoquismo-professor-antonio-de-oliveira-02

No mundo das novelas, por sinal muito bem representado, traições, intrigas, vingança. Com altíssima e riquíssima técnica televisa. A arte imita a vida, a vida imita a arte… De vez em quando um gesto de generosidade, um ato de solidariedade. Casam-se noticiários e cenas de ficção. E a tudo isso as pessoas assistem refesteladas num sofá, comendo pipoca e tomando coca-cola, como no cinema. E, para quem pode, um uisquinho, no capricho, para ser sorvido em suaves goles, gostosamente.
Dosímetro, em física nuclear, é qualquer medidor de radioatividade capaz de registrar doses de radiação. No caso, com o significado de desconfiômetro, quando a gente sentir radiação sadomasoquista diante da televisão, é bom dar um tempo.

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/foto-antonio-oliveira.jpg[/author_image] [author_info]O professor Me. Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected][/author_info] [/author]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *