Meteorologia: Saiba como ingressar nessa carreira
A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera terrestre e suas interações com o meio em que vivemos. Suas principais áreas de atuação é na previsão do tempo e na climatologia. Ambas as áreas trabalham com a predição e a análise de dados obtidos através da medição do tempo.
No Brasil, existem 11 cursos superiores na área, oito deles são oferecidos em Universidades Federais. A duração pode variar entre 8 a 10 semestres, o curso é amplamente concorrido no país por ter poucas instituições de ensino. Estar bem preparado para participar das vagas em uma das instituições do país é importantíssimo. Cursinhos pré-vestibulares são importantes para que o aluno se prepare adequadamente para concorrer a vaga. .
O Curso
Os dois primeiros anos são trabalhadas as matérias básicas, como os conteúdos de física e matemática. Com o tempo o aluno passa a estudar as disciplinas específicas e a trabalhar nos laboratórios, desenvolvendo suas habilidades com os equipamentos e softwares.. Durante o curso, o aluno passará também por um estágio obrigatório, onde irá botar em prática todos os seus conhecimentos. Outra forma de ingressar na área é através do curso de geografia, onde o graduado pode buscar por uma especialização em meteorologia.
Áreas de atuação
Agrometeorologia: Saber qual a melhor época para o plantio é essencial para o sucesso dos produtos agrícolas, o profissional desta área trabalha elaborando boletins do tempo para empresas e produtores rurais.
Biometeorologia: Estuda a interação da atmosfera com os seres vivos do planeta, tanto a vida animal quanto a vida vegetal.
Climatologia: Como o próprio nome sugere, o especialista desta área prevê as condições do clima através da análise das imagens de satélite.
Previsão do tempo: É o boletim que temos acesso por meiio dos veículos de notícias como rádio, tv e jornais, e também para outras setores que dependem do clima, como o turismo.
Mercado de trabalho
O mercado está em ampla expansão devido à importância que a questão climática tem tido. Além disso, aeroportos trabalham cada dia mais com esses profissionais para oferecer horários precisos, prevendo o clima para o pouso e decolagem de aviões. Outro campo em que os meteorologistas têm ganhado espaço é com o setor de energia limpa, isso porque para produzir energia eólica e solar constantemente o clima precisa estar nas condições climáticas e estudar quais os melhores lugares é o trabalho dele. O setor público também é um dos grandes setores que mais captam este profissional, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Instituto Nacional de Meteorologia são exemplos.
Por Jacqueline Gonçalo
Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Press Office
Imagem: sxc.hu