Home office: como adaptar sua casa?
Tendência que cresce a cada ano e que já é uma realidade não só em países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido – que atualmente lideram o ranking mundial em número de profissionais que adotam esse modelo – mas também no Brasil, o home office tem trazido impactos positivos no mercado de trabalho.
Entre os principais benefícios do trabalho remoto estão a redução do tempo gasto diariamente no deslocamento entre casa e empresa, a economia de espaço físico nas empresas, a redução de custos operacionais, a melhora da produtividade e da qualidade de vida dos funcionários e até mesmo a contribuição para o meio ambiente. Mas como adaptar a residência para que uma parte dela possa proporcionar conforto e agilidade durante o horário comercial? Veja algumas dicas!
Do piso ao mobiliário: adaptando a casa para o home office
Ter um espaço específico para trabalhar é essencial. Usar locais improvisados – como a mesa de jantar, por exemplo – pode trazer problemas de postura, dores pelo corpo e até mesmo a queda de produtividade. Trazer o espírito do escritório para uma parte da casa é muito importante para quem adota o home office.
O espaço não precisa ser de grandes proporções, a menos que seja necessário para uma demanda específica. Ele deve sim ser confortável, prático e permitir que todos os itens necessários – como computador, pastas, arquivos, impressora – estejam facilmente à mão.
A luz natural é muito importante pois ajuda a economizar energia elétrica durante o dia, além de trazer mais aconchego ao ambiente. A cadeira é um dos itens mais importantes: ela precisa ser ergonômica, acomodando bem o corpo. Uma cadeira desconfortável ou inadequada pode comprometer a saúde do profissional e até mesmo influenciar negativamente no desempenho diário. O cômodo deve ser bem ventilado também.
Para quem pretende não só adaptar, mas sim fazer uma reforma no espaço para receber o novo escritório em casa, vale também se atentar a outros detalhes além do mobiliário. O piso vinílico, por exemplo, é fácil de instalar e permite uma manutenção prática e rápida sobretudo em ambientes que recebem pessoas para reuniões, além de resistir ao vai e vem da cadeira de rodinhas. Uma nova demão de tinta nas paredes dá uma cara nova ao espaço, e é possível lançar mão de cores estimulantes, como o laranja, o amarelo e o verde.
Uma última e não menos importante dica: lembre-se que trabalhar em casa é como trabalhar em qualquer outro ambiente, mesmo com todas as facilidades e o conforto proporcionado. Este pensamento é essencial para evitar problemas com produtividade. Bom trabalho!
Grande abraço!
Press Office
Tags:Home office: como adaptar sua casa