AUTOLIBERTAÇÃO
Por Antônio de Oliveira
O chinês John Chiang Hsiung Wu escreveu Para Além do Oriente e do Ocidente. John Wu (+1986) foi contemporâneo do indiano Anthony de Mello, que veio a falecer no ano seguinte, em Nova Iorque. Esse jesuíta tenta uma síntese entre a espiritualidade do Oriente e do Ocidente. De acordo com budismo, a origem da dor, que gera sofrimento, é o desejo. O fim da dor consiste na supressão do desejo ao ponto de alcançar o nirvana.
Para Anthony de Mello, onde existe amor não há desejos. Amar significa, basicamente, aceitar o próximo como ele é, não uma imagem que não existe. As pessoas inseguras não desejam a verdadeira felicidade, é o que diz Tony em Autolibertação, pois temem os riscos representados pela liberdade. Continuam presas aos desejos, que, por sua vez, podem gerar medo, ansiedade, tensões, desilusão, desespero. Como psicólogo, via isso todos os dias. As pessoas não procuram a cura, mas o alívio; elas não querem mudar, porque a mudança expõe e compromete. A terapia pode representar uma troca de problemas: tira um, bota outro. Na cadeia externa, a chave fica com o carcereiro; na jaula interna, a chave fica com nós mesmos, que “vivemos polindo as nossas grades, ao invés delas nos libertarmos” (Pedro Bloch).
O amor, define Tony, é uma espécie de sensibilidade que nos permite ouvir todos os instrumentos, num concerto. No casamento, muito além das promessas e dos contratos, o cônjuge é o instrumento predileto, mas nenhum dos dois precisa deixar de ouvir os outros instrumentos da orquestra. A harmonia se alcança quando ambos estão disponíveis e dispostos a ouvir todas as melodias. Ambos querem ser felizes. Contudo, a felicidade não se deixa agarrar com as mãos quando estamos agarrados aos desejos. Sinal de que em nós existe apego. São Paulo diz: “Não consigo entender o que eu faço, pois não pratico o bem que eu quero; pratico o mal que eu não quero”. Canta Beto Guedes: “A lição sabemos de cor / Só nos resta aprender”.
Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]
Imagem: freeimages.com
Tags:AUTOLIBERTAÇÃO, verdadeiro significado do amor