Cozinha do Futuro: 4 equipamentos tecnológicos para restaurantes
Não é mais nenhuma novidade que a tecnologia faz cada vez mais parte de praticamente todos os afazeres diários nos tempos atuais. Sendo assim, as cozinhas de restaurantes também têm cada vez mais adaptado suas instalações e estruturas, oferecendo aos clientes um passo à frente na novidades gastronômicas.
As chamadas cozinhas tecnológicas surgem para oferecer uma experiência mais prática e ágil para os clientes, e também para tornar a produção mais eficaz, trazendo resultados de excelência. É a união do indispensável conhecimento humano à automação da tecnologia. Confira abaixo quatro exemplos de equipamentos para restaurante que deram um passo à frente – ou até bem mais de um! – na modernidade.
Impressora de alimentos
Sim, é isso mesmo que você leu! As impressoras de alimentos já existem e são uma realidade bastante próxima. A impressora 3D Foodini utiliza produtos frescos como “tinta” propondo a alimentação saudável e evitando a ingestão de itens processados. Os ingredientes são preparados antecipadamente e depois inseridos na impressora para que ela molde o resultado final. É possível, por exemplo, imprimir raviolis frescos individuais.
Cardápios digitais
Menos mirabolantes do que a impressora de alimentos, mas tão práticos quanto. Os cardápios digitais são, na realidade, softwares disponibilizados em tablets que ficam disponíveis nas mesas para os clientes. É possível clicar em cada alimento e saber dados sobre os ingredientes utilizados, informação nutricional, e até mesmo tempo estimado de preparo. Isso dá mais autonomia ao cliente na escolha e dinamiza o trabalho dos atendentes.
Centro de cocção inteligente
Um equipamento que substitui diversos itens. Esse é o chamado centro de cocção inteligente, ou forno combinado. Ele combina calor seco ao calor úmido, dependendo da necessidade do chef. O centro também trabalha com tempo de cozimento pré programado, cálculo de temperatura ideal, além de auto lavagem interna para deixar o equipamento impecável após o uso.
Processador de alimentos que cozinha
Imagine um processador que também prepara alimentos? O nome dele é Thermomix e vem conquistando as cozinhas europeias. É uma espécie de processador poderoso, com dez mil rotações por minuto, com lâminas afiadíssimas, e que fica dentro de um tipo de panela elétrica. Ele permite não só processar como também manter o movimento do alimento em receitas que precisam ter o famoso “mexer sem parar”. Ele também oferece controle de temperatura, evitando que o alimento queime, e ainda é possível utilizar o vapor para o preparo de outra receita.
Inovação e tecnologia é o segredo para qualquer negócio do futuro. A tecnologia aplicada cada vez mais nos equipamentos para restaurante é apenas um exemplo do que o futuro reserva e, principalmente espera, para quem busca se destacar no mercado.
Grande abraço!
Press Office
Tags:Cozinha do Futuro: 4 equipamentos tecnológicos para restaurantes