Música eletrônica e cultura: vem aí a edição de 20 anos do Universo Paralello
Edição conta com sete palcos e o cantor de MPB Caetano Veloso
Esse ano, a Bahia recebe o 15o Universo Paralello, e a edição deste ano do festival celebra os 20 anos do evento em Pratigi, no sul do Estado.
Com sete pistas para celebrar os 20 anos do UP, o festival ocorre na Praia de Pratigi, em Ituberá — cidade que está a quase 350 km de Salvador —, com 4 km de extensão de contato direto com a natureza.
O evento de música eletrônica acontece a cada dois anos, e reúne pessoas do mundo inteiro, além de contar com manifestações culturais, instalações artísticas, preservação ambiental e integração com as comunidades indígenas.
Com oito dias de duração, o festival segue o formato de um dos maiores festivais do mundo, o Boom Festival que acontece anualmente em Portugal. Para saber um pouco do Universo Paralello, acompanhe a matéria.
Universo Paralello: Sustentabilidade e gestão ambiental
O Universo Paralello é considerado um dos maiores festivais alternativos da América Latina. Lembrando que a primeira edição nasceu na Chapada dos Veadeiros, com a ideia de celebrar a paz, o amor, a união e o respeito. Até hoje, já foram realizadas 12 edições do evento.
O festival ocorre na zona da Mata Atlântica, respeitando todas suas belezas naturais do local. O evento sempre executa ações de conscientização e minimização dos impactos ambientais, oferecendo soluções e orientações à sociedade.
As principais ações para conscientização ambiental são:
- Capacitação de trabalhadores locais;
- Comunicação visual com orientações para o meio ambiente;
- Palestras e treinamento para o cuidado com os resíduos orgânicos e óleo de cozinha,
- Oficinas ao público, com temática de reciclagem e sustentabilidade.
E além do objetivo sustentável, o que não falta é música e a arte.
As melhores atrações da edição
Apesar de o festival ter como foco a música eletrônica, o UP conta com vários tipos de atrações. O diferencial do evento é a possibilidade de unir pessoas de todo o mundo. Um exemplo é a abrangência de atividades propostas no Palco Multicultural: palestras, oficinas, práticas holísticas, cabaret e shows, num encontro de diversas culturas e ideologias.
Para a programação, as grades de atrações estão sendo anunciadas pelas mídias sociais. O line up conta com artistas de todo o mundo, todos distribuídos entre os sete palcos do festival: Tortuga Stage, UP Club, Chill Out, Aldeia Circulou, 303 Stage, Palco Paralello e Main Floor.
Apesar do eletrônico prevalecer, o festival oferece espaço, atrações, oficinas e outros itens para todos os públicos. Um exemplo é o Palco Paralello que tem em sua programação, iniciada no dia 28, a presença de Caetano Veloso, seguido de Os Mutantes, Ponto de Equilíbrio, Luedji Luna, Benzina aka Scandurra, Djonga e 3030.
Além disso, outras atrações estão confirmadas como Alok, Vegas, Lee Floss, Bhaskar, Illusionize, James Monro, Astrix, D-Nox, Vintage Culture, Swarup, Dickster, Adana Twins, Rinkadink, Audio X, Gabe, 4 Weekends, Cosmonet, entre tantas outras.
Ainda, o festival apresenta praça de alimentação com variedade de comidas, como açaí, tapioca, pizza, hambúrguer, self-service vegano e muito mais.
Para a hospedagem, possui o camping geral ou o camping oficial do Universo Paralello: o Vila Mundo. Esse camping oferece várias opções de comodidade e pacotes variados para os participantes.
Essa edição histórica ocorre entre o dia 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2020. Sua classificação indicativa é livre.
Com 8 dias de duração, o UP garante cultura, performance, malabares, educação ambiental, pirofagia, circo, e música para todos os públicos. As vendas dos ingressos são feitas por lotes no site oficial.
Grande abraço!
Press Office
Tags:edição de 20 anos do Universo Paralello, Música eletrônica e cultura: vem aí a edição de 20 anos do Universo Paralello, Música eletrônica Universo Paralello