Quais foram os produtos mais vendidos pelos supermercados durante a pandemia?

26/08/2020

Quais foram os produtos mais vendidos pelos supermercados durante a pandemia?

Os sobrevivencialistas são pessoas que se preparam para as mais variadas situações, mundialmente conhecidas, como ciclones, guerras e, inclusive pandemias. E, dentre tudo o que se deve fazer para se preparar numa situação adversa está o principal: o abastecimento da dispensa. Que tipo de alimento estocar, como estocar e, por aí vai.

Não temos essa cultura, esse costume, em nosso País. Mas, quando essa pandemia chegou, trazendo uma situação de pânico, isolamento, medo, uma das coisas que mais preocupou o povo foi abastecer seus armários.

Foi aí que, presenciamos a corrida das pessoas nos mercados varejistas e atacadistas virando uma grande competição de quem levava mais. Quem podia, lotava seu carrinho, acelerando literalmente a falta de produtos nas gôndolas.

E dentre os produtos escolhidos para abastecer as casas dos brasileiros, quais foram, de fato os mais procurados e mais vendidos no início da pandemia e que se mantiveram no topo das listas dos mercados?

Produtos congelados e industrializados

O aumento no consumo de produtos congelados e industrializados pode estar relacionado com o fechamento de bares, lanchonetes e restaurantes, assim como também ao maior tempo que as pessoas estão passando em suas casas. Devido ao isolamento social, pessoas que até então, não possuíam o hábito de cozinhar ou de se alimentar em casa, recorrem cada vez mais ao consumo desses produtos de fácil preparo.

Bebidas alcóolicas

As pesquisas também apontam o crescimento no consumo de bebidas alcoólicas, fato que pode estar associado ao maior tempo livre e também aos sentimentos de tédio e ansiedade.

Produtos de limpeza

O consumo de produtos de limpeza também cresceu, em virtude da maior preocupação da população com esse hábito. Com a orientação de trocar de roupa em seguida da chegada em casa, da rua, bem como a higienização de alimentos com água sanitária, favoreceu a procura por produtos de limpeza doméstica.

Itens de higiene pessoal

Cresceram principalmente em virtude do maior consumo de álcool em gel e também de sabonetes para a higienização constante das mãos.

Para muitas compras, muitas facilidades

Já sabemos que o fechamento dos espaços físicos como restaurantes e bares influenciaram diretamente no aumento das vendas online e, diminuição do presencial. Vale destacar que o setor, em geral, teve alta de 233% também durante a segunda semana do mês de abril deste ano.

Com o isolamento, os principais hábitos e mudanças de consumo provocadas pela pandemia refletiram no volume dessas compras do mercado, que além da parte que foi para estocagem, produtos do cotidiano passaram a ser consumidos em quantidade.

E para suprir essa grande demanda de compras, os mercados apresentaram soluções e facilidades para fidelização de seu cliente, oferecendo vantagens através dos cartões das lojas.

Vários mercados lançaram mudanças e turbinaram as opções tanto de cartões quanto dos aplicativos. Tudo para motivar e conquistar sua clientela.

Os mais conhecidos comércios varejistas e atacadistas como Carrefour, Extra, Big, Atacadão, Makro oferecem ao seu cliente o cartão de crédito que pode ser utilizado dentro e fora da loja.

Não podemos nos esquecer de que os mercados varejistas e atacadistas possuem serviço delivery e, para isso, disponibilizam um site ou aplicativo para compras on line. Com isso, o consumo de produtos x ou y também pode ser mensurado, baseado nessa modalidade de vendas. Vale ressaltar que os cartões mencionados acima também valem para as compras via aplicativo, com as mesmas ou até mais vantagens.

Ranking dos produtos mais vendidos no e-commerce

Numa pesquisa divulgada no site do e-commerce Brasil, baseada nos dados da Compre & Confie, o e-commerce aumentou em 81% no mês de abril por conta do Covid-19, tendo faturamento de R$ 9,4 bilhões. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento de 98%. Itens como alimentos e bebidas tiveram aumento de 294,8% em relação a abril/2019; Instrumentos musicais +252,4%; Brinquedos +241,6%; Eletrônicos +169,5%; Cama, mesa e banho +165,9%.

Curiosidade

Sabe qual foi o produto mais vendido on line, tão logo se instituiu o início da quarentena oficial? A venda online de snacks. A comercialização de produtos como salgadinhos, chocolates, biscoitos, entre outros aumentou 722% durante a segunda semana de abril.

Grande abraço!

Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *