Estética orofacial, desde a odontologia até a estética
A odontologia têm passado por inúmeras transformações ao longo do tempo. E com o avanço da tecnologia, essas mudanças têm acontecido de forma ainda mais acelerada.
Antes, o único objetivo da odontologia era promover uma saúde bucal equilibrada, no entanto, com as diversas transformações e demanda, hoje, a odontologia está adotando outros objetivos, como a estética.
Atualmente, não basta ter um sorriso saudável, é preciso que ele seja visualmente bonito.
Podemos dizer que, a odontologia não proporciona apenas um sorriso melhor, mas aumenta a autoestima do paciente, ou seja, proporciona um bem-estar geral.
Além disso, existem fatores relacionados ao rosto que podem ser tratados por um dentista, como a harmonização orofacial.
Muitos paciente, desejam ter um rosto harmônico, que vá além de um sorriso alinhado e branquinho. No entanto, esses tratamentos também podem ser realizados por dentista.
Você sabia disso? Ficou curioso?
Então, veja a seguir mais informações sobre a estética orofacial.
O que é e para que serve a estética orofacial?
A estética orofacial, também chamada de harmonização orofacial, tem tornado-se uma realidade dentro de inúmeras clínicas odontológicas.
Cada vez mais, pacientes procuraram profissionais para realizar procedimentos que deixem os traços dos rosto mais equilibrados e harmônicos.
A odontologia se encarrega de proporcionar harmonia e o correções de funções, como
mastigatória e respiratória. Para isso, ela utiliza diversos procedimentos, no entanto, vale frisar que esses procedimentos possuem uma finalidade que vão além da estética.
Dentista na estética
Antes, dizer que um dentista iria fazer um tratamento estético, era como dizer que um cozinheiro iria cortar cabelo. No entanto, graças aos avanços tecnológicos, esses tratamentos estão cada vez mais comum entre os consultórios.
Mas, para que o dentista atua no ramo estético, é preciso que o cirurgião dentista passe por pós graduações ou especializações. É preciso que o dentista possua propriedade no que está indicando para o paciente, pois, não existe uma lista de procedimentos que funcione para todos os casos.
Por isso, a especialização e experiência do profissional, são um pontos a serem levados em consideração no momento de escolher um dentista.
Alguns dos procedimentos
A estética orofacial, pode ser realizada por diversos procedimentos seguidos ou de acordo com o desejo do paciente. Por isso, separamos alguns dos procedimentos estéticos mais comuns em clínicas odontológicas.
Confira!
Ácido Hialurônico
Esse tratamento tem se popularizado de forma acelerada, já que é um procedimento que devolve o volume e restabelece o equilíbrio das linhas de expressões.
Para aquelas pessoas que se incomodam com os famosos “pé de galinha”, ele é o procedimento ideal, pois ele suaviza as linhas de expressões. Além disso, também é excelente para remover as linhas entre as narinas e nos cantos do lábios.
No entanto, o ácido pode ser utilizado para casos não estéticos, como corrigir desequilíbrios da mandíbula.
Por ser uma substância orgânica, ela é considerada a opção mais segura e pouca invasiva para a criação de colágeno e como consequência para redução das linhas de expressão.
Preenchimento Labial
Quem nunca ouviu uma alguém falar que queria ter os lábios mais marcados, não é mesmo?
O preenchimento labial é muito comum entre o público feminino, além disso, é um procedimento simples e pouco invasivo.
No entanto, possui algumas variações, podendo ser temporário, semi-permanente e até permanente, porém, todos elas possuem o mesmo objetivo: deixar os lábios preenchidos e volumosos.
Para escolher a melhor forma, é preciso consultar um dentista de confiança para que ele possa indicar qual a maneira mais segura e eficaz, para o seu caso.
Gengivectomia
A gengivectomia é um procedimento cirúrgico, recomendado para pessoas que sofrem com o sorriso gengival. Esse problema pode ser originado por diversos motivos, no entanto, ele é prejudicial a saúde, pois, traz desconforto bucal e deixa a gengiva mais propícia a lesões, além de afetar a autoestima.
Mesmo sendo um procedimento cirúrgico, a gengivectomia é bem simples e considerada pouco invasiva, mas ainda sim, existem alguns cuidados necessários no pós-operatório.
Se você sofre com o sorriso gengival, procure um especialista, ele poderá indicar o melhor momento para realizar o procedimento.
Clareamento dental
O clareamento é um dos procedimentos mais populares e acessíveis em clínicas odontológicas.
Afinal, quem não gostaria de ter os dentes branquinhos, não é mesmo?
O clareamento dental é pouco invasivo, porém, pode ser feito de duas maneiras clareamento com moldeira ou o clareamento consultório .
Ambos possuem bons resultados, porém, o que muda é a maneira como é aplicado.
Enquanto o clareamento no consultório é realizado com a aplicação de peróxido de hidrogênio e com a inserção do laser para potencializar o resultado.
O clareamento com moldeira , o paciente recebe algumas seringas com gel de peróxido de carbamida e uma moldeira. Todo o procedimento é feito em casa, mas com o acompanhamento do dentista.
Porém, existem alguns casos, em que o clareamento pode não funcionar. Nesses casos, o paciente pode optar por outros tratamentos, como a lente de contato dental.
O sorriso além da estética
Como já falamos anteriormente os tratamentos orofaciais atendem a estética, no entanto, independente do tratamento escolhido, é importante que o objetivo final possa promover uma saúde bucal saudável.
Por isso, além dos tratamentos citados acima, podemos considerar os implantes dentários, prótese sobre implante dentário e até o uso de aparelhos ortodônticos, como tratamentos estéticos.
Sabemos que, alguns adultos possuem receio em realizar tratamentos ortodônticos, por exemplo, devido a estética metálica e a aparência durante o tratamento.
Porém, trago boas notícias, graças ao avanço da tecnologia, hoje é possível fazer tratamento com aparelhos invisíveis quase imperceptíveis.
Se você nunca ouviu falar sobre isso, pesquise no Google por “aparelho invisível preço”, dessa maneira você terá acesso aos tipos de alinhadores transparente, além de ver quais são os modelos mais acessíveis.
Não existem mais motivos para você não iniciar um tratamento.
Cuide do seu sorriso, não apenas para que ele seja bonito, mas saudável.
Lembre-se que ele é como o seu cartão postal!
Grande abraço!
Press Office
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira.
Photo by Julia Freeman-Woolpert from FreeImages