Acessibilidade digital: menos de 1% dos sites brasileiros oferecem acesso para todas as pessoas
Acessibilidade digital é inclusão
Se você já parou para reparar, é cada vez mais comum que, em lojas físicas dos mais variados segmentos, exista a presença de rampas, elevadores, sanitários e provadores acessíveis – aliás, é cada vez mais incomum não encontrar esses recursos.
Tudo isso é essencial para poder receber todos de forma igual, incluindo é claro as pessoas com deficiência. Mas será que as lojas digitais também estão preparadas para isso também?
Aproximadamente 25% da população brasileira, segundo informações do Governo Federal, possui algum grau de deficiência – isso significa quase 50 milhões de pessoas. Por outro lado, menos de 1% dos sites do país contam com recursos de acessibilidade digital.
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Acessibilidade digital para romper barreiras
Mas como os recursos de acessibilidade podem ser aplicados ao ambiente digital?
Existem diversos recursos digitais, direcionados a pessoas com deficiência visual, auditiva, e outros tipos de necessidades específicas. Eles existem como meio para permitir, democratizar e facilitar o acesso desses indivíduos a todos os sites.
Isso significa que se um negócio digital não cumprir os requisitos obrigatórios de acessibilidade digital, ele não consegue receber todas as pessoas.
Os sites precisam obedecer a parâmetros e regras estabelecidos internacionalmente. Esses parâmetros vão de acordo com as diretrizes do WCAG (World Content Accessibility Guidelines). O objetivo é que todas as pessoas tenham acesso ao conteúdo de um site, além de terem autonomia para compreender, navegar e adquirir produtos ou serviços.
Um e-commerce inclusivo e acessível
Quando falamos em e-commerce, um dos fatores em que (ainda) nem todo mundo pensa é sobre quanto uma loja digital é um local acessível para todos os públicos.
Através da acessibilidade digital, novos consumidores chegam ao e-commerce – bom para o empreendedor, melhor ainda para o público. É um contingente imenso, que quer consumir e ter poder de escolha sobre serviços e produtos, mas que, até então, não conseguia navegar dentro de um espaço na web por não terem meios de fazer isso.
“É preciso que a empresa esteja disposta a implementar soluções simples, que modifiquem a navegabilidade, tornando-a adaptável para quem está acessando o site”, aponta Fellipe Guimarães, especialista em negócios digitais.
“Para viabilizar essa transformação, a empresa precisa buscar uma ferramenta automática de acessibilidade digital que se adeque ao seu negócio. Existem ferramentas que tem esse objetivo e oferecem uma ampla gama de funcionalidades, utilizando Inteligência Artificial. É a tecnologia a serviço da inclusão”, finaliza Fellipe.
Grande abraço!
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