Saiba o Significado de Greenwashing
O termo greenwashing vem do da língua inglesa, e pode ser traduzido como “lavagem verde”. É uma prática que muitas empresas utilizam para passar uma imagem de empresa sustentável e que esteja respeitando toda a legislação ambiental, estando adequada as normas gerais dos direitos ambientas. Tal prática é vista como uma forma de maquiar suas atividades.
Por estar em voga na mídia e também na discussão política e social, ser ambientalmente sustentável tornou-se, além de uma pauta de extrema importância, uma nova forma de vender seus produtos, tanto na hora de produzir, quanto no material e até mesmo para onde vão parte dos recursos. Portanto, estar ligado às causas ambientais traz uma imagem positiva a empresa.
O greenwashing entra como uma forma de expor atividades de forma divergente à realidade da marca que por estar tão preocupada em vender e trazer as diversas inovações relacionadas à sustentabilidade, acabam divulgando falsas informações apenas para impressionar o público.
Exemplos de Greenwashing
Para entender melhor como ocorre essa prática é importante ver através dos exemplos alguns impactos negativos para a sociedade e para a própria empresa.
Por exemplo, em 2015 uma montadora de automóveis foi envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes e diesel.A montadora admitiu ter burlado os resultados de teste de qualidade de 11 milhões de veículos pelo mundo, fazendo o maior recall de produtos da sua história e conseguindo pela primeira vez fechar o ano com prejuízo. Tal prática trouxe prejuízo e manchou a imagem da empresa.
Outro ponto importante dentro do greenwashing é entender que algumas empresas também podem terceirizar suas atividades para potencializar os lucros e não se envolver com escândalos relacionados à mão de obra, essa é uma prática muito presente em construções civis, eventos e produção de eletrônicos.
Além desses tipos de formas de praticar o greenwashing, o uso dos termos relacionados à sustentabilidade também devem ser levados em consideração na hora de adquirir algum tipo de produto que se autointitula sustentável e algumas expressões podem passar ideias sustentáveis mas podem não estar ligadas à causa, expressões como:
- 100% natural (pode ser, mas não significa que a empresa que o produz tenha responsabilidade ambiental);
- qualidade verde (termo genérico);
- produto amigo do ambiente (termo genérico);
- produto eco (termo genérico);
- saudável (alimentos saudáveis sequer levam rótulos);
- vegan (nem tudo que é vegano é sustentável ou saudável).
São apenas alguns exemplos que podem facilmente “enganar” e vender essa imagem de que uma empresa é sustentável.
Como Verificar a Autenticidade das Empresas
Diante de tantos fatores que podem comprovar o greenwashing e comprometer a responsabilidade com o direito ambiental das empresas é importante também verificar a autenticidade dos fatos divulgados por elas.
Para nos ajudar com isso, o Brasil conta com algumas certificações que podem comprovar esse compromisso das empresas com o meio ambiente como, FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL, Ecocert e a certificação ISO 14021.
Além disso, o histórico da empresa, envolvimento com falsas publicidades e até com alguns desastres ambientais relacionados também ajudam a escolher melhor onde depositar a sua confiança.
A sustentabilidade é muito importante para garantir um futuro e manter a sociedade, por isso essa pauta não deveria ser explorada de forma comercial e sim feita a partir de estudos complexos que vão nos ajudar em médio e longo prazo.
O consumo de marcas responsáveis com o planeta e o meio ambiente é muito importante para continuar com a evolução e manutenção da sociedade. Por isso lembre-se sempre de estar atento aos mínimos sinais de greenwashing.
Press Office
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