AIDS: 33.3 milhões infectados, a maioria na África
Das trinta e três milhões e trezentas mil pessoas vivendo com o vírus HIV (causador da Síndrome da Imuno-deficiência Adquirida – AIDS em português e SIDA em inglês) no mundo, vinte e dois milhões e quinhentos mil estão na África Subsaariana. Quase 70% dos infectados! (Putz!)
A África do Sul produziu uma das mais abrangentes pesquisas clínicas pré-natais do mundo pelo Programa das Nações Unidas para AIDS (Unaids).
Mais de 33.000 mulheres grávidas pacientes em clínicas pré-natais do governo foram pesquisadas (em 2005 foram cerca de 15.000).
A pesquisa apontou queda no número das infectadas entre jovens grávidas com menos de 20 anos em quase 2 pontos percentuais passando de 15,9% para 13,7%, fornecendo um sinal de esperança de que a prevalência do HIV pode estar começando a declinar nessa faixa etária.
No entanto, o número de novas infecções entre os jovens, estimadas em um terço das 500.000 novas infecções por ano continua a ser inaceitavelmente alto, reforçando a necessidade da execução de programas para a prevenção do HIV com foco no público jovem.
A infecção por HIV entre mulheres grávidas na faixa etária de 20-39 anos de idade também é alarmante e na faixa etária de 25-34 estimada em cerca de 40%, deixando claro que as mulheres quando no exercício da maternidade, sua mais nobre e bela função, estão em alto risco de infecção pelo HIV.
Com isto os programas não só de prevenção do HIV mas também para o combate à desigualdade de gênero e violência contra mulheres devem ser acelerados.
Já pensou, as mulheres se contaminam mais com o HIV quando estão grávidas!
Acredito que um dos motivos deve ser exatamente o fato de, como já estão grávidas, dispensam o uso do preservativo.
Porém as estatísticas mundiais são mais animadoras. De 2000 até 2010 o número de infectados recuou em mais de 20%.
Com um total aproximado de 63 milhões de infectados, a AIDS já matou cerca de 30 milhões desde sua descoberta em 1980.
Em 2010, dois milhões e seiscentas mil pessoas contraíram o vírus.
Veja a reportagem:
E o Brasil faz sua contribuição.
No Dia Mundial da AIDS / SIDA o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o “Prêmio UNAIDS Awards 2010 Para a Liderança” por sua contribuição ao desenvolvimento social e econômico, bem como progressos na reversão da epidemia da doença em seu país, o nosso Brasil!
E você o que acha da Aids?
Grande abraço!
Para qualquer referência, ajuda ou doação para o programa entre em contato:
Richard Delate | UNAIDS Johannesburg | +27 (0) 82 909 2638 | [email protected]
Beth Magne Watts | UNAIDS Genebra | +41 22 791 50 74 | [email protected]
Fontes:
unaids.org/en
Imagens fotomontagem:
news.bbc.co.uk
cleveland.com
nytimes.com