A importância do dormir após o almoço: power nap ou soneca

13/10/2010

A importância do dormir após o almoço: power nap ou soneca

Na China está na constituição: as empresas devem promover e facilitar a chamada “sesta” após o almoço.

Países como Portugal, Itália,  Espanha e em regiões como o norte da África e Oriente Médio, faz parte da cultura cochilar depois da refeição.

Considerado “preguiça” para alguns, o hábito traz benefícios e já foi incorporado por muitas empresas aqui no Brasil.

Dormir após o almoço, em pleno horário de trabalho era visto como sinais de preguiça ou até mesmo uma maneira de fugir ao trabalho porém com os resultados das pesquisas na Europa, Estados Unidos entre outros países, a forma como encarar isto está mudando e muito as relações entre empregados e empregadores.

As pesquisa comprovaram a eficácia e os benefícios que a pequena soneca após o almoço (“power nap”, expressão em inglês para “um sono curto que termina antes da ocorrência do sono profundo”) pode trazer ao trabalhador e consequentemente à empresa.

Com o advento da luz elétrica começou o que podemos chamar de “Débito Crônico do Sono”, ou seja estamos na maioria das vezes dormindo menos que o necessário para a correta manutenção do nosso organismo e consequentemente afetando nossa saúde prejudicando nossos ciclos de sono.

Junte a isso as tecnologias, a internet, celulares, a sede e necessidade de formação e de informação que você terá aí os grandes “ladrões do sono”.
O mundo não desliga mais e nós vamos no embalo e ficando plugados e acordados cada vez mais tempo do que o permitido pelo nosso corpo.

São inúmeras as doenças que podem ser provocadas pelo déficit do sono.

As empresas que já implantaram a “novidade” estão colhendo os frutos positivos da empreitada.

Trabalhadores mais dispostos e atentos, mais saudáveis (portanto menos gastos) e um índice de aumento da produtividade em torno de 30 porcento, são alguns dos benefícios adquiridos pelo hábito.

Além disso as pesquisas apontam que a maioria dos acidentes automobilísticos que acontecem durante o dia, são exatamente neste período em que o ciclo do sono após almoço (aproximadamente entre 14:00 e 16:00) horas pode nos derrubar.

A reportagem abaixo explica de forma interessante e clara as boas consequências da soneca após o almoçoe mostra a atitude de uma empresa de Manaus em relação a este assunto. Bem interessante.

Mas atenção, o cochilo não deve passar de 40 minutos.
Aí que sono!

Fontes: pt.wikipedia.org | nytimes.com | Programa Fala Brasil
Imagens: sxc.hu

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile