A importância do Exame da Ordem
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição que representa e regulariza todo o exercício da advocacia em território nacional. Ela é responsável não apenas pela defesa da advocacia, mas também pela defesa da constituição e dos direitos básicos dos cidadãos dentro das normas e das leis.
É muito importante que possamos contar sempre com profissionais altamente qualificados para nos atender perante as mais diversas situações que a sociedade pode vir a sofrer.
Pensando em manter sempre um alto nível dentro dessa área profissional, a OAB aplica o Exame da Ordem, uma prova que é disponibilizada aos bacharéis e futuros bacharéis de direito, desde que estejam ao menos no nono semestre.
A prova é dividida em duas fases, sendo a primeira com 80 questões de múltipla escolha e a segunda, prática, com quatro questões dissertativas e um peça processual.
A matéria da segunda fase é escolhida na inscrição, sendo que é de livre escolha dentro de algumas áreas de estudo do direito.
Como surgiu o Exame de Ordem?
A Lei nº 4.215, de 1963, tratava sobre o Exame para admissão no quadro de advogados, sendo que sua realização era obrigatória caso os candidatos não tivessem feito o estágio profissional ou não tivessem comprovado satisfatoriamente seu exercício e resultado.
A Lei 8.906, de 1994, foi a que tornou o Exame de Ordem obrigatório e cada local do país tinha autonomia para aplicação.
Essa mudança de status teve suma importância para a classe jurídica, já que a exigência sobre o nível de conhecimento do ingressante passou a ser ainda mais alta.
Em 2009 todas as Seccionais da OAB aplicaram a prova unificada, ano em que foi publicado provimento normatizando o Exame de Ordem e tornando-o unificado para todo o país.
Como estudar para o Exame?
O nível de dificuldade do exame da OAB é muito alto e é de suma importância entender como funciona a prova com relação aos principais temas do direito. As instituições de ensino devem dar todo o suporte nesse momento tão importante na vida profissional do ingressante, sendo que os livros para OAB e concursos com temas específicos também são extremamente necessários para um bom entendimento das disciplinas e para o estudo das edições anteriores do exame.
Entendendo mais sobre a OAB e sobre o exame fica nítida a necessidade de apoio para que os estudantes tenham as condições necessárias para a aprovação e para o e ingresso nessa carreira tão almejada. Certifique-se sempre de se manter atualizado sobre o exame e todo o seu conteúdo.
Fontes:
https://blog.grancursosonline.com.br/como-e-a-prova-oab-1-fase/
https://blog.cursoexamedaordem.com.br/como-surgiu-exame-ordem-oab/
Imagem de LEANDRO AGUILAR por Pixabay
Tags:A importância do Exame da Ordem, como é feito o exame da OAB