A incrível erupção do vulcão Eyjafjallajökull

23/04/2010

A incrível erupção do vulcão Eyjafjallajökull

Neste mês de abril tivemos um fato raro acontecendo no planeta.
Propriamente na Islândia.
O vulcão Eyjafjallajökull (copiado e colado… eu não sei escrever isso… muito menos falar. rsrs) entrou em estado de erupção.
Devido à quantidade de cinzas vulcânicas lançadas na atmosfera, o espaço aéreo europeu ficou fechado, o que afetou milhares (talvez milhões) de viajantes em todo o mundo.
Muitos não concordaram com o fechamento, porém, as cinzas são um perigo para as turbinas dos aviões, podendo até mesmo fazê-las parar de funcionar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta aos cidadãos europeus portadores de algum tipo de deficiência respiratória, para que se precavessem.

As imagens falam por si (impressionam) e nos deixam um singelo recado:
Não valemos absolutamente nada e devemos “rezar” muito para acalmar a “fúria dos quatro elementos”!

Aprecie as imagens!

Muito obrigado pela visita, e volte sempre que desejar!

Agricultor observa sua terra enlameada de cinzas vulcânicas (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Uma mulher está perto de uma cachoeira infestada de cinzas que se acumularam em função da nuvem do vulcão, em 18 de abril de 2010 (REUTERS / Lucas Jackson).

Carros flagrados trafegando perto de Kirkjubaejarklaustur, Islândia, por sobre as cinzas da erupção, na quinta-feira 15 de abril de 2010. (Foto: AP / Oskarsson Omar).

Fazendeiro tenta atrair seu cavalo para o estábulo. Veja a incrível nuvem de cinza negra pairando sobre sua cabeça (REUTERS / Juliusson Ingolfur).

Cavalos pastam em um campo perto do vulcão Eyjafjallajökull enquanto continua a onda de fumaça escura e cinzas (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Uma impressionante coluna de fumaça expelida pelo vulcão (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Imagem aérea mostrando a cratera que vomita cinzas e nuvens de areia grossa na cúpula do vulcão Eyjafjallajökull. Sábado 17 de abril, 2010 (Foto: AP Thorisson Arnar / Helicopter.is).

Vista de uma estrada que leva ao vulcão Eyjafjallajökull, enquanto continua a onda de fumaça e cinzas durante uma erupção em 17 de abril de 2010 (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Visão frontal de fazenda próxima ao vulcão Eyjafjallajökull, enquanto continua a onda de fumaça e cinzas durante uma erupção na noite de 17 abr 2010. (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Agricultores tentam salvar o gado da exposição às cinzas tóxicas, em uma fazenda em Nupur, Islândia (Foto: AP / Gauti Brynjar).

Mais uma massa de cinzas sobre a geleira (Foto: AP / Gauti Brynjar).

Pedaços de gelo glacial da inundação provocada pela erupção do Eyjafjallajokul, no dia 17 de abril de 2010. (REUTERS / Lucas Jackson).

Homem flagrado ao longo da estrada, tirando fotos do vulcão Eyjafjallajökull enquanto continua a onda de fumaça (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Raios, fumaça e lava em plena erupção do Eyjafjallajokul (REUTERS / Lucas Jackson).

Usando uma máscara e óculos de proteção contra fumo, fazendeiro de Nupur, Islândia, observa o gado perdido nas nuvens de cinzas, sabado, 17 de abril de 2010 (Foto: AP / Gauti Brynjar).

Enorme nuvem de cinzas se arrasta sobre a costa sul da Islândia 16 de abril de 2010 (REUTERS / Juliusson Ingolfur).

Uma imensa nuvem cinza escura paira sobre a costa sul da Islândia. 17 abr, 2010 (REUTERS / Juliusson Ingolfur).

Equipes de construção para reparam uma estrada danificada pelas cheias, causadas pelo derretimento glacial provocado pela erupção (REUTERS / Lucas Jackson).

Um avião de pequeno porte (no alto, à esquerda) voa através das nuvens de fumaça e cinzas (REUTERS / Lucas Jackson).

O sol se põe em meio a um céu polvilhado com cinzas, sobre o Lago de Genebra (COFFRINI FABRICE AFP / Getty Images).

Lava e relâmpagos saindo da cratera do vulcão Eyjafjallajokul (REUTERS / Lucas Jackson).

O vulcão lança cinzas no ar pouco antes do por do sol na sexta-feira, 16. Camadas grossas de cinza vulcânica cobriram parte da Islândia rural (Foto: AP / Gauti Brynjar).

Uma equipe de resgate ajuda os proprietários a limpar cinzas vulcânicas do telhado em Seljavellir, Islândia, em 18 de abril de 2010 (KOLBEINS Halldor AFP / Getty Images).

Nesta imagem impossível de se ver em dias normais, mulher faz uma chamada de telefone no hall de entrada vazia do Aeroporto de Praga Ruzyne, depois de todos os voos terem sido cancelados devido à cinza vulcânica no céu. As viagens aéreas na maior parte da Europa estavam paralisada pelo quarto dia consecutivo (REUTERS / David W Cerny).

Cinzas cobrem vegetação em Eyjafjallasveit, no sul da Islândia, 17 abril, 2010 (REUTERS / Juliusson Ingolfur).

A nuvem de cinzas do vulcão do sudoeste da Islândia Eyjafjallajökull e riachos ao sul sobre o Atlântico Norte, em uma fotografia feita por satélite em 17 de abril de 2010. (REUTERS / NERC estação de recepção por satélite, Universidade de Dundee, Escócia).

Relâmpagos cruzam o céu, com fluxos de lava do Eyjafjallajokul, em 17 de abril, 2010 (REUTERS / Lucas Jackson).

Fontes:
boston.com
Indicação:
Priscila Antão de Santana

Tags:, ,

3 thoughts on “A incrível erupção do vulcão Eyjafjallajökull”

  • http://The%20papa

    Caramba. As imagens são impressionantes mesmo. Imagina os caras que estão vendo isso de perto.
    .-= The papa´s last blog ..[ultimapostagem] =-.

  • http://Eu%20mesmo

    impressionante mesmo e alguem conseguir pronunciar o nome do vulção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile