Arquitetura pode influenciar desempenho e satisfação dos funcionários no trabalho
A cada dia, mais e mais empresas voltam para dentro de si mesmas, para descobrir o que pode ser melhorado visando agradar cada vez mais seu público, diante de um mercado cada vez maior, mais competitivo e voraz.
A fidelização da clientela é praticamente obrigatória nos dias de hoje, haja visto, bilhões de ofertas disponíveis, principalmente online, via internet.
Uma das principais preocupações dos empresários modernos, é com seu maior patrimônio: as pessoas que trabalham na empresa.
Dentre os itens levados em consideração, está o espaço físico, o local onde o profissional produz.
Sendo assim, citamos algumas dicas para você que quer dar um “Upgrade” em suas conquistas empreendedoras.
Para criar um bom local de trabalho é necessário que o projeto arquitetônico passe a ideia de interação, flexibilidade, privacidade e conforto, pois essas características podem interferir na satisfação dos funcionários e, consequentemente, na maneira que eles exercem suas atividades profissionais. Mesmo sem perceber, as pessoas estão a todo momento sofrendo a ação da arquitetura do local onde trabalham, como também em todos os ambientes diante das várias possibilidades incríveis de projetos, como pode ser visto aqui.
O ideal para que o ambiente de trabalho também se torne um lugar de desenvolvimento do conhecimento é a existência de pelo menos três espaços: escritórios, laboratórios (onde ficam os equipamentos específicos para os trabalhos) e as áreas de encontro, onde ocorre a interação entre funcionários e colaboradores.
Um outro fator que ajuda na melhor empatia das pessoas pelo local de trabalho pode ser a substituição das paredes por vidros, que aumentam a visibilidade do ambiente externo, a presença de iluminação natural e ainda a manutenção de uma boa qualidade do ar – inclusive a temperatura, promovendo uma sensação de conforto. Quanto à flexibilidade, está a facilidade em se alterar o espaço, seja mudando uma sala ou simplesmente acrescentando novos itens.
Privacidade no trabalho
Apesar de ser necessário promover a interação entre as pessoas, a privacidade também precisa ser preservada. É necessário que as pessoas se sintam livres para pensar, sem que exista alguém atrapalhando esse momento de alguma forma, mesmo que involuntariamente. Ou seja, ao passo que o trabalho deve ter um local onde as pessoas possam se encontrar, é preciso também que a pessoa possa estar sozinha quando achar necessário.
Grande abraço!
Press Office
Tags:Arquitetura pode influenciar desempenho e satisfação dos funcionários no trabalho, dicas para melhorar escritório, dicas para melhorar local de trabalho, influencia da arquitetura no trabalho, prazer no local de trabalho, qualidade no ambiente de trabalho