A atividade de brincar de boneca na vida das crianças
Para as crianças, as brincadeiras representam muito mais do que uma mera diversão, já que é através dessas atividades que os pequenos começam a dar os primeiros passos em rumo ao desenvolvimento de diversas funções cognitivas e sociais.
Os personagens incorporados pelas crianças, suas habilidades e suas vontades representam muito das emoções vividas por eles mesmos – emoções essas que ainda não podem ser expressadas por palavras ou por uma construção gramatical.
Por conta disso, observar como as crianças brincam e incentivar esse tipo de atividade é uma das tarefas de responsabilidade dos pais. Dentre os entretenimentos que devem ser estimuladas pelos pais, a atividade de brincar com bonecas é uma das principais, já que aflora a imaginação das crianças e podem ser usadas como meio de atenuar as ansiedades e angústias que ainda não podem ser expressadas verbalmente.
Apostar ou não nas bonecas da moda?
Não existe problema algum em apostar nas bonecas da moda para incentivar os pequenos a brincarem. O único cuidado em relação ao modelo a ser escolhido é tentar não incentivar a criança a se tornar adulta mais rápido.
Muitas bonecas, hoje em dia, seguem padrões que são típicos do universo adulto, como maquiagens, por exemplo. Isso pode influenciar em um amadurecimento muito precoce, o que não é o intuito da brincadeira.
Ao apostar nas bonecas que se encontram disponíveis no mercado, a dica é escolher alguns brinquedos que não incentivem esse comportamento. As que reproduzem bebês realistas, são excelentes opções para uma brincadeira saudável e segura.
Os benefícios para a formação das crianças
Para que os benefícios da brincadeira surjam, é necessário que os pais não interfiram na relação entre a criança e o brinquedo. Deixe que o elo existente entre os dois se desenvolva de maneira natural, assim, o pequeno poderá enxergar no item um amigo e um porto seguro apenas dele.
Dessa relação, inúmeros benefícios podem surgir. Além de ajudar os pais a perceberem os momentos e emoções vivenciados pela criança, a brincadeira com a boneca também ajuda a criança a estimular a criatividade, já que a brincadeira não está previamente montada: cabe a ela inventar todo o universo que cercará aquela atividade.
Para que esse desenvolvimento se dê de maneira ainda mais estimulante, os pais também podem (e devem!) participar da brincadeira: uma ótima oportunidade para criar laços com os filhos e ainda voltar a ser criança por algumas horas.
Grande abraço!
Press Office