Busca por procedimentos estéticos cresce entre os homens

11/08/2020

Busca por procedimentos estéticos cresce entre os homens

Público masculino procura por técnicas mais práticas, rápidas e pouco doloridas

O preconceito dos homens com procedimentos estéticos tem diminuído gradualmente. A procura do gênero pelo mercado de beleza cresceu e gerou altas significativas em diversas áreas, incluindo dermatologistas, estéticas capilares e cuidados gerais com o corpo. Na última pesquisa Ibope, em 2019, das 650 mil cirurgias plásticas realizadas no Brasil, 104 mil foram em homens.

De acordo com os números da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a procura dos homens pelos processos aumentou de 5% para 30% nos últimos cinco anos. Para o cirurgião plástico Alan Landecker, membro titular e especialista na área da SBCP, uma das motivações para isso é o aumento de exigência estética no mercado de trabalho e a mudança na aceitação social.

“Esse aumento se deu também devido à popularização da cirurgia plástica, além do refinamento das técnicas. Os homens podem, agora, se submeter a determinados procedimentos sem ficar com aspecto feminino e sem receio de resultados muito aparentes. Eles valorizam alterações sutis e naturais”, explica o especialista.

As principais diferenças entre homens e mulheres no momento de escolher quais procedimentos querem fazer são referentes à idade – enquanto elas começam a procurar por cirurgias ainda na adolescência, é mais comum que entre eles os processos sejam escolhidos após os 30 anos – e à técnica – que deve ser conservadora no caso dos homens, promovendo mudanças suaves e menos visíveis.

Entre os procedimentos mais procurados por homens estão: preenchimento mandibular, toxina botulínica, crescimento de barba, rinoplastia, tratamento capilar e harmonização facial de modo geral. A cirurgia plástica das pálpebras – blefaroplastia – também está entre as mais buscadas.

Healthcare and medicine

Crédito: divulgação

Procedimentos estéticos entre adolescentes

Apesar da alta entre os homens adultos, quem lidera o ranking da área são os adolescentes. Uma pesquisa da SBCP de 2019 mostrou que jovens entre 13 e 18 anos têm procurado cada vez mais os procedimentos estéticos. Nos últimos dez anos, o aumento na procura foi de 141%. O Brasil lidera o ranking global de cirurgias realizadas por este público.

“Existe uma idade mínima para a realização de qualquer cirurgia. A pessoa precisa ter mais de 18 anos, ou, se for menor, deve estar acompanhada dos pais. Mas, mesmo assim, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental fazer uma avaliação das expectativas e dos motivos para a procura pelo procedimento, levando em conta o amadurecimento da pessoa, tanto na parte física, quanto na parte psicológica”, afirma o cirurgião plástico Humberto Pinto.

Plásticas em meio à pandemia

Durante a quarentena, o termo “rinoplastia” registrou uma alta de mais de 4.800% nas ferramentas de busca do Google entre maio e junho. O aumento das pesquisas pode ter relação com o tédio causado pelo isolamento ou com a curiosidade em fazer as cirurgias no futuro.

Segundo o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro titular da SBCP, as pessoas têm buscado por procedimentos mais complexos e com a recuperação mais longa. Isso porque, com o trabalho remoto, é possível se recuperar sem que seja necessário um afastamento ou adaptações.

Grande abraço!

Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile