Cinco Atitudes Para Organizar Sua Microempresa

13/04/2015

Cinco Atitudes Para Organizar Sua Microempresa

O brasileiro é empreendedor por natureza. Muitos sonham em abrir o próprio negócio e partem para a concretização desse objetivo com unhas e dentes. Contudo, o microempresário terá de enfrentar grandes desafios e, a princípio, desbravar caminhos nunca trilhados em todos os processos do negócio. Trata-se, realmente, de muito trabalho para compreender, organizar e gerir cada setor do empreendimento, independentemente de seu porte.

Por isso, a organização é primordial para manter a empresa em curso, estabilizada e preparada para o crescimento. Confira alguns pontos essenciais para não perder o foco na administração de seu negócio.

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Planejamento
Abrir uma microempresa exige um planejamento claro e minucioso. O microempresário deve saber exatamente onde está e onde quer chegar, com prazos estabelecidos por metas de crescimento. Para isso, é necessário traçar o caminho e incluir nele todos os obstáculos possíveis e imagináveis (que cedo ou tarde surgirão em qualquer ramo). Tenha sempre um plano B, C, e até o D: improvisos podem ser fatais para as finanças.

Crie uma rotina – e respeite-a
Trabalhar para si mesmo é a maior gratificação para a maioria dos microempreendedores. Mas isso não pode ser uma desculpa para não manter uma rotina de trabalho regrada e produtiva, pelo contrário. É exatamente por colher diretamente os frutos de seus próprios esforços que o empreendedor deve se submeter a um esquema de trabalho bem elaborado e disciplinado. Fugir de pequenos afazeres e responsabilidades cotidianas vai resultar em transtornos futuros, quando pequenos acúmulos de tarefas se tornarem verdadeiras bolas de neve.

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Registre e acompanhe
Registre todas as atividades da empresa de forma organizada, com arquivos bem elaborados. Mantenha anotações, registros, documentos, extratos, contas a pagar e a receber sempre à mão e organizadas. Dessa forma, ganha-se tempo com uma das tarefas mais importantes para o administrador: acompanhar e monitorar as atividades do negócio e suas finanças. Sem registros realistas e organizados, fica impossível executar a contabilidade. Pequenos erros ou simples esquecimentos podem causar atrasos no pagamento de contas, dispêndios com juros, compras desnecessárias, entre outros gastos supérfluos que podem impactar diretamente na receita.

Use a tecnologia
É possível organizar a maioria (senão todas) das tarefas e responsabilidades de gestão com a ajuda de programas específicos para computador, serviços online ou aplicativos para celular. O cumprimento de responsabilidades fiscais, serviços de consulta periódica online do CNPJ da empresa, de parceiros e de clientes (saiba mais aqui), transações bancárias, emissão de documentos eletrônicos, notas fiscais, entre outras facilidades, estão literalmente ao alcance de um clique, e podem poupar muito tempo e trabalho na rotina do administrador.

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Saiba delegar tarefas
Não acumule tarefas a ponto de perder o foco e a concentração em virtude de sua própria demanda de trabalho. A sobrecarga é o pontapé inicial para a desorganização, principalmente pela falta de tempo para executar suas tarefas com atenção e qualidade. Independentemente do orçamento de sua empresa, tente delegar algumas funções e tarefas. Não adianta tentar levar o mundo nos ombros e ser vencido pelo estresse e o cansaço.

Com as dicas acima, certamente a organização da empresa estará bem definida e o processo de trabalho estruturado. Todos vão ficar com autonomia para executar com clareza suas atribuições e atingir as metas estabelecidas. Cada setor saberá exatamente a sua missão, o que vai otimizar a produção, especialmente de quem for encarregado de tarefas operacionais, da mesma maneira que sobrará o tempo necessário para avaliações constantes do desempenho e para a implantação de ideias e estratégias que possam melhorar ainda mais o desenvolvimento do negócio.

Grande abraço!

Press office

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