COMIGO ISSO NÃO ACONTECE!
Por Antônio de Oliveira
Em geral, ninguém está preparado para o pior, como rompimento de barragens, massacres, incêndios, inundações, desabamentos, acidentes graves, pandemias. O americano Paul Stoltz é autor do livro Adversity Quotient – Turning Obstacles into Opportunities (Quociente da Adversidade – Transformando Obstáculos em Oportunidades). Além do QI (inteligência) e do QE (emoção), Stoltz admite o QA, quociente de adversidade, que nos leva a fazer do estresse de efeito paralisante uma oportunidade de superação.
Há uma crença generalizada de invulnerabilidade, traduzida no conhecido dito: Comigo isso não acontece. Seja individual seja coletivamente, cuidamos pouco de medidas preventivas. E o que era considerado impossível de acontecer acaba acontecendo. Quando acontece, o chavão é outro: “Por que isso foi acontecer justamente comigo?” No caso de um acidente, esse pode ser previsível ou não. Mais ou menos como nas proibições, avançando o sinal ou deixando de usar a máscara… Ao levar uma cestinha de doces para a vovozinha, Chapeuzinho Vermelho, ludibriada pelo lobo, em vez de seguir pelo bosque e não falar com estranhos, preferiu seguir o caminho perigoso da floresta.
Se por si próprio, como cair num golpe, num trote, culpa de outrem ou fenômeno da natureza, quando a vítima era partidária do “Comigo não acontece” ainda tem que ouvir o tripudiar escarnecedor:
– Não falei! Bem que eu preveni…
O certo é que “viver é muito perigoso”. A vida é cercada de riscos. Do amanhecer ao anoitecer. E de noite também. “É andar com fé que a fé não nos deixa faiá.” E usar o QA… Sem traumas, se possível. E não se deixar abalar pelo montão de notícias ruins.
|
Imagem de truthseeker08 por Pixabay
Tags:COMIGO ISSO NÃO ACONTECE!