Como combater a estafa no trabalho

13/11/2019

Como combater a estafa no trabalho

Tem se sentido sempre cansado e sem paciência ou vontade até para fazer as coisas que você gosta? Isso pode ser um sinal de estafa. Acompanhe este artigo e descubra como combater a estafa no trabalho.

A estafa vem se tornando um problema cada vez mais comum atualmente. São afazeres, trabalhos que obrigam as pessoas a ficarem muito tempo conectadas a celulares e computadores e excesso de informações que a torna real na vida de muitas pessoas.

Apesar muitas pessoas ainda acharem que essa condição não passa de frescura, a estafa ou cansaço mental, como também é chamada, trata-se de um problema sério que precisa ser tratado de maneira correta.

Causas e sintomas da estafa ou cansaço mental

Entre as principais causas da estafa é possível destacar três: trabalho excessivo, especialmente sem pausas ou férias por muito tempo; períodos extensos de estudo, pesquisa, ou qualquer outra atividade intelectual; e quadros de depressão e ansiedade sem tratamento ou acompanhamento médico.

Os sintomas da estafa são fáceis de serem detectados e podem se resumir em: desânimo, sonolência, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, insônia, perda de memória, irritação, alterações de humor constantes, tristeza e angústia.

Consequências físicas da estafa

Um quadro de estafa, quando prolongado, pode trazer uma série de consequências físicas, como uma baixa na imunidade, responsável pelo o surgimento de diversas doenças, como problemas de hipertensão, dores de cabeça e no corpo, gastrites, úlceras e mais.

Por isso, evitar esse tipo de problema é sempre o mais indicado e para isso a solução pode ser simples.

Dicas para combater a estafa no trabalho

Se possui uma rotina de trabalho estressante ou sente que alguns dos sintomas mencionados anteriormente estão se tornando constantes na sua vida, vale a pena seguir as dicas a seguir:

  • Organize suas tarefas: uma boa maneira de evitar o estresse diário é organizar todas as suas tarefas por prioridade. Esse controle ajuda a evitar picos de ansiedade e desgastes desnecessários;
  • Não se comprometa demais: evite assumir mais tarefas do que sabe que pode dar conta tranquilamente sem comporte sua rotina ou qualidade de vida;
  • Procure um profissional: se mesmo seguindo essas dicas você sentir que ainda não está bem, procure um profissional da saúde para ajudar. A maioria dos planos de saúde empresariais contam com esse tipo de cobertura e, se sua empresa oferece um, você pode aproveitar. Se sua empresa não oferece e você não tem um por conta, vá ao posto de saúde mais próximo;
  • Pratique uma atividade física: se você não tem tempo para ir à academia, tente começar apenas evitando o elevador, ou fazendo pequenas caminhadas;
  • Alimente-se melhor: muitas vezes, uma rotina corrida traz hábitos alimentares ruins com ela, evite-os ao máximo. Procure fazer sempre refeições balanceadas e saudáveis e beba bastante água;
  • Faça pausas durante o expediente: sempre que possível, faça uma pausa de alguns minutos, dê uma pequena caminhada, tome um café e converse com um colega. Isso ajuda a aliviar a pressão;
  • Respeite seu horário de descanso: evite levar trabalho para casa ou fazer horas extras com frequência, um bom descanso regular é fundamental para evitar a estafa.

Agora que você conhece mais sobre a estafa no trabalho, sabe quais são seus sintomas e como evitá-los, será muito mais simples conseguir manter sua saúde em dia.

Por Jeniffer Elaina

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