Como organizar o tempo para a graduação a distância?

25/05/2018

Como organizar o tempo para a graduação a distância?

Dados do Censo EAD.BR 2016/2017 realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed mostraram que 561.667 alunos estão matriculados em cursos regulamentados totalmente a distância, e 217.175 em cursos regulamentados semipresenciais. Esse alto contingente demonstra uma tendência cada vez mais presente na rotina dos estudantes, que é a do ensino a distância.

Os fatores que levam à escolha desta modalidade de ensino variam bastante, mas em geral a mobilidade de horários, a dinamização da rotina diária e o fato de não haver necessidade de se deslocar diariamente até a instituição de ensino são alguns dos elementos determinantes na escolha pelo EaD. Com tanta liberdade nos estudos, como é possível então organizar o dia a dia para conseguir ter o máximo aproveitamento na graduação a distância? Confira algumas dicas!

Imagem: reprodução shutterstock.com

Organizando o tempo para os estudos

Ainda segundo os apontamentos do Censo EAD.BR, a falta de tempo é justamente um dos motivos para o abandono dos cursos a distância. O que, de início, parece uma vantagem em relação ao tempo diário, pode acabar sendo o principal entrave para os alunos que não conseguem organizar as atividades do cotidiano. Colocar em prática a gestão do próprio tempo e criar um planejamento para os estudos é a solução.

  • Primeiro, trace quais são seus objetivos e prioridades, construindo em seguida uma agenda semanal (de segunda-feira a domingo) com todos os compromissos da graduação a distância e atividades dos próximos 7 dias.
  • Identifique e sinalize quais atividades são urgentes – ou seja, não há tempo para realizá-las, precisam ser executadas imediatamente e devem ser priorizadas. Após, faça o mesmo com as tarefas que são importantes, ou seja, que são a próxima prioridade mas possuem mais tempo para execução. Depois, organize as tarefas circunstanciais, que podem ser eliminadas ou minimizadas logo que possível.
  • Depois da organização de prioridades, verifique se há alguma tarefa que pode ser repassada a alguém, ou que seja possível pedir auxílio. Delegar e dividir tarefas é essencial, tanto na vida acadêmica quanto na vida pessoal ou profissional.
  • Verifique o nível de complexidade da disciplina a ser estudada, e dentro do seu planejamento dedique um tempo maior às atividades mais difíceis.
  • Habitue-se a iniciar a produção de trabalhos mais densos e longos com antecedência, evitando o costume de deixar tudo para a última hora. Isso ajuda a disponibilizar tempo hábil para possíveis ajustes ou correções antes da data de entrega, com tranquilidade.

Grande abraço!
Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *