Como se preparar para estudar sozinho para o vestibular
A aprovação no vestibular é o início de um ciclo de mudanças na vida dos jovens brasileiros, já que depois dos anos de graduação, cada pessoa terá nas mãos o diploma que pode mudar a sua vida. Porém, chegar ao banco das universidades (públicas ou privadas) não é uma tarefa fácil.
Às vezes, seja por questões financeiras, rotina de trabalho ou escolha pessoal, muitos estudantes decidem se preparar para as provas sozinhos, sem o auxílio de cursinhos ou professores.
A dica para quem opta por esse caminho é organizar horários, rotina, dentre outros compromissos com uma agenda positiva para atingir o objetivo.
Dados estatísticos comprovam que é possível vencer o vestibular quando se estuda sozinho. De acordo com uma pesquisa da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), provedora responsável pela realização de exames para universidades públicas do Estado de São Paulo, cerca de 37% dos alunos aprovados no vestibular da instituição não estavam matriculados em cursinhos. Ou seja, os estudantes se preparam sozinhos.
Organização na hora de estudar
Organização, disciplina e motivação. Esse tripé garante a aprovação, visto que o estudante precisa organizar-se de forma muito prática, seguindo todas as etapas de estudos para atingir o objetivo final. A disciplina é fundamental na hora dos estudos. Sendo assim, as horas dedicadas são sagradas. A motivação garante que a rotina de estudos seja potencializada, mas para ter toda essa vontade de estudar, é necessário contar com a ajuda de terceiros, que podem ser familiares ou amigos, que precisam incentivar o estudante durante os momentos de desânimo.
Para garantir a fixação de conteúdos e disciplinas, é preciso ter um local apropriado, adaptando-o a essa nova rotina, pois não tem como estudar com fone de ouvidos, televisão ligada na série preferida ou sentado no sofá da sala. Um cantinho de estudos é muito importante nessa etapa da vida dos jovens.
Uma coisa muito importante na hora de estudar: o silêncio. Logo, não adianta estudar ao lado do irmão que está ouvindo música no volume máximo. Por vezes, é interessante ir a outros locais para estudar, como bibliotecas públicas que ofereçam salas reservadas com tomadas para carregar a bateria do notebook, por exemplo. Outra opção é procurar por locais calmos com WI-fi disponível, como em alguns cafés e livrarias. A fuga do ambiente familiar também é importante para atingir os objetivos.
Efetivação de um plano de estudos
Para garantir o tão sonhado lugar na lista de aprovados no curso de sua escolha, é preciso seguir um plano de estudos, que deve focar nos seguintes itens:
- Estude as matérias que impõem mais dificuldades, sem se esquecer da importância das disciplinas que possuem maior peso;
- Assista a videoaulas e refaça exercícios do ensino médio;
- Pesquise os últimos temas de redação dos principais vestibulares do país, com foco na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
- Faça um cronograma de estudos, que pode ser feito em uma planilha no computador;
- Mantenha uma rotina de quatro a seis horas diárias de estudos;
- Procure informar-se sobre os últimos acontecimentos no Brasil e no mundo.
Com essas dicas, fica muito mais fácil organizar-se para ser aprovado no vestibular. Sempre mantenha uma rotina de estudos, sem se esquecer dos momentos de lazer com a família e os amigos, pois isso também é muito importante para a aprovação no exame.
Grande abraço!
Press Office