Como tratar a obesidade? Conheça as principais formas de tratamento

19/02/2022

Como tratar a obesidade? Conheça as principais formas de tratamento

Uma rotina de sedentarismo e má alimentação tem feito com que cada vez mais pessoas estejam acima do peso, acarretando diversos problemas para a saúde do paciente, sendo indicado tratar a obesidade com urgência.

Segundo estudos, estar acima de 30kg/m2 do IMC — índice de massa corpórea — configura um quadro de obesidade e requer o acompanhamento de especialistas, como psicólogo, endocrinologista, nutricionista, cardiologistas para iniciar o controle de peso.

Complicações do excesso de peso

Tratar a obesidade requer esforço por parte do paciente para seguir as orientações médicas e inserir novos hábitos que ajudam a reverter o problema. Pessoas obesas tendem a desenvolver, além de alterações físicas, problemas psicológicos como depressão, ansiedade e compulsões alimentares.

A baixa autoestima atrapalha na hora de tratar a obesidade, por isso o paciente deve monitorado por uma equipe multidisciplinar se quiser ter sucesso em seu tratamento.

O excesso de gordura gera limitação de movimento, aumenta as possibilidades de infecção de pele e sobrecarrega ossos e músculos, desencadeando degenerações de articulações, além de problemas circulatórios, como varizes e pressão alta.

Ao tratar a obesidade, o indivíduo tem por objetivo atingir e manter o peso ideal, além de combater problemas, como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Colesterol elevado;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Impotência e infertilidade;
  • Osteoartrite;
  • Problemas respiratórios.

O excesso de gordura no corpo costuma se concentrar debaixo da pele (subcutânea) e entre os órgãos, chamada de gordura visceral, considerada muito perigosa por provocar distúrbios hormonais, problemas de metabolismo e doenças oncológicas.

Maneiras de tratar obesidade

A mudança de estilo de vida é fundamental para tratar a obesidade, uma vez que a sociedade recebe muitos estímulos de consumo desenfreado de gorduras trans e carboidratos em excesso.

Há uma gama de formas para perder peso que se inicia com o controle de ingestão de calorias em uma alimentação equilibrada no consumo de vitaminas e nutrientes, associada com a prática regular de exercícios físicos.

O médico pode prescrever medicamentos para inibir o apetite e ansiedade, ou tratar doenças associadas, como diabetes, reduzir o colesterol e pressão alta.

É preciso de uma equipe de especialistas para orientar adequadamente o paciente para que o peso ideal seja atingido e mantido. Por isso, deve-se procurar por endocrinologista, que entenderá as disfunções metabólicas e indicará outros profissionais para ajudar no processo de perda de peso.

Muitas vezes, como recurso para tratar a obesidade, indica-se a cirurgia bariátrica, já que o procedimento é capaz de diminuir a absorção da comida, colaborando com a perda e manutenção do peso.

Bariátrica

A intervenção cirúrgica é indicada para casos de obesidade mórbida ou moderada, que desenvolveram doenças secundárias ao excesso de peso, arritmias, apneia do sono e problemas cardiovasculares.

A gastroplastia ou bariátrica dispõe de várias técnicas para reduzir o tamanho do estômago a fim de diminuir a quantidade de comida ingerida, ao mesmo tempo em que o órgão não irá absorver todo alimento, provocando uma pequena aquisição de calorias.

É importante ficar claro para o paciente de que tratar a obesidade demanda cuidados contínuos para que os resultados atingidos sejam mantidos. Até mesmo a bariátrica pode ser perdida, caso o paciente não cuide da sua alimentação.

Grande abraço!

Press Office

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *