Como vai ser o Carnaval de 2021 no Brasil?

05/01/2021

Como vai ser o Carnaval de 2021 no Brasil?

Sendo a maior festa do mundo e a maior manifestação cultural brasileira, o Carnaval mexe praticamente, com toda a população mundial de atuais sete bilhões de humanos. Pelo menos até o Covid-19 chegar…

A origem do Carnaval é remota e variada. Vai desde os rituais do Templo de Marduk (Deus da Mesopotâmia), os bacanais greco-romanos em homenagem a Baco (Deus do vinho), as Sacéias Babilônicas, até a criação da Quaresma pela Igreja Católica no período conhecido como Alta idade média, segundo os historiadores.

No Brasil surgiu no século XVI sofrendo várias influências até se tornar como é nos dias de hoje, ou seja a maior festa popular tupiniquim.

Outro fator importante é o impacto econômico-financeiro que a “festa” gera durante seu acontecimento e durante os preparativos para que ela aconteça. No Rio de Janeiro por exemplo milhares de pessoas dependem financeiramente, direta ou indiretamente do festejo praticamente durante todo o ano.

Segundo dados da Riotur a ocupação hoteleira chegou a mais de 90% durante o evento em 2019, injetando R$3.800.000.000,00 (três bilhões e oitocentos milhões de reais) na economia carioca.

O faturamento também aumenta muito  nas cidades onde o evento ocorre de forma grandiosa e em geral em todo território nacional.

O que será então do Carnaval Brasileiro em 2021 mediante a pandemia do Coronavírus?

Dizem que o maior Carnaval brasileiro de todos os tempos, foi o de 1919, logo após o fim da pandemia de Gripe Espanhola que assolou o mundo há 100 anos atrás.

Será que vai ser assim também após o controle do Covid-19?

O que sabemos é que apesar de algumas das principais cidades onde a festa é tradicionalmente grande,  ainda não terem declarado oficialmente que o Carnaval não vai acontecer, provavelmente não ocorrerá. Pelo menos da forma como de todos os anos anteriores.

Abaixo as informações mais atuais que conseguimos sobre o que poderá acontecer nas cidades mais procuradas para a folia nesta data tão simbólica e significativa em nosso país.

Salvador

Oficialmente adiado, especula-se que o carnaval de Salvador poderá ocorrer entre os dias 08 e 11 de julho deste ano. O prefeito eleito Bruno Reis avalia que a decisão sobre realização do evento está condicionado às condições sanitárias e à vacina contra o Covid-19 (SARS COV 2).

São Paulo

O sítio metropoles.com afirma que São Paulo entrou em acordo com Salvador e promoverão o evento conjuntamente na data citada acima, pelos mesmos motivos. Porém oficialmente a prefeitura diz que o carnaval não está cancelado, mas tudo vai depender da vacinação da população.

Recife

Acredita-se que após a vacinação ter sido massificada em território nacional é provável que o evento ocorra no segundo semestre 2021. Ainda segundo o Blog do Jamildo, mais quatro capitais brasileiras aderirão à mesma data de Recife.

Rio de Janeiro

Autarquia responsável pelo carnaval da cidade disse à CNN que o evento está adiado oficialmente e que o novo prefeito se pronunciará em breve sobre a festividade. Não existe definição de data.

Belo Horizonte

As festas particulares em casas de festas, clubes  ou em qualquer espaço público ou privado estão suspensas na capital de Minas Gerais, bem com o excelente carnaval de de rua da cidade, que de  uns cinco ou seis anos para cá, atrai milhares de turistas para suas ruas onde dezenas de blocos desfilam produzindo música de qualidade dentro de vários estilos musicais. É possível que o evento adiado, acompanhe as datas de Salvador e Rio de Janeiro.

Florianópolis

Apesar de ter o feriado mantido principalmente também em função de suas belas praias, o carnaval não ocorrerá em Florianópolis. Os blocos e as agremiações estão proibidos de promover desfiles e aglomerações.

Olinda

O secretário Estadual de Saúde do estado de Pernambuco informou em 17/12/2020 que o carnaval está oficialmente suspenso em Pernambuco. Além disso através de decreto o governador manteve o estado de calamidade pública por mais 180 dias, ou seja até 30 de junho de 2021, segundo o sítio G1.com. Não existe data definida para o possível acontecimento do evento.

Lembra de alguma outra cidade? Comente aqui pra gente.

Grande abraço!

Imagens: freeimages.com

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *