Concurso do MPU vai preencher cadastro de reserva com 7 mil vagas

24/09/2018

Concurso do MPU vai preencher cadastro de reserva com 7 mil vagas

Ministério Público da União anunciou apenas 47 vagas para início imediato, mas deve convocar mais gente para suprir carência do Distrito Federal

 Ainda que o Ministério Público da União (MPU) tenha anunciado que vai abrir um concurso para preencher apenas 47 vagas imediatas, o jornal Folha Dirigida publicou reportagem afirmando que o órgão judicial também vai abastecer um cadastro de reserva nacional com outros 7.236 lugares.

De acordo com a publicação, a maioria dessas vagas serão no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul — 6.157 no total. No DF, por exemplo, o concurso MPU vai guardar cerca de 4.700 nomes para futuras contratações. Apesar da seleção não ser imediata, o histórico do órgão é de convocação constante.

Em 2013, por exemplo, o MPU anunciou que contrataria apenas 147 profissionais por meio do concurso aberto na ocasião, mas acabou usando 4 mil aprovados do cadastro de reserva nos anos seguintes. De acordo com consultorias especializadas no setor, como o Gran Cursos Online, a grande carência da pasta no capital do país é um indício que os aprovados em espera devem ser chamados em breve.

Crédito: divulgação

A expectativa é que o edital do concurso MPU permita que um candidato possa prestar a prova em um estado concorrendo a uma vaga em outro. Como o exame será nacional, os interessados poderão indicar até duas localidades diferentes para trabalhar no ato da inscrição. Os registros estão abertos e vão até o dia 10 de setembro no site da Cebraspe — banca organizadora do certame.

Entre as vagas imediatas, o MPU oferece 11 para o cargo de Técnico de Administração, que exige ensino médio e paga um salário de R$ 7.772,80, e 36 para o cargo de Analista em Direito, que precisa de formação específica na área e cujo ordenado bruto é de R$ 12.169,89. A prova está marcada para o dia 21 de outubro, um domingo.

Os candidatos ao cargo de Analista em Direito ainda precisarão passar por um exame discursivo no mesmo dia da prova: a exigência é que eles elaborem um texto dissertativo de aproximadamente 30 linhas com o tema “Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP”.

Para o cadastro de reserva, os cargos e salários são os mesmos, mas os números de vagas variam: no DF, por exemplo, são 3.579 para Técnico de Administração e 1.157 para Analista em Direito. O Rio Grande do Sul terá um volume de 565 técnicos e 183 analistas em espera. São Paulo, ao contrário da maioria dos estados, não consta na lista.

Grande abraço!

Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile