Conheça 6 livros infantis para inspirar as crianças
O hábito da leitura é essencial, e deve ser incentivado desde a infância. O contato com os livros faz as crianças desenvolverem o pensamento crítico e a imaginação. Hoje, a oferta de livros para essa faixa etária é grande. Há desde obras em papel até livros online com recursos tecnológicos e interativos. Para incentivar tal prática, selecionamos seis obras que inspiraram e ainda inspiram gerações:
1 – A Menina do Narizinho Arrebitado
Primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato, foi lançado em 1920, concretizando o desejo do autor de escrever para crianças. A obra é classificada como literatura fantástica e conta a história de duas personagens principais: Narizinho e Emília. Posteriormente, transformou-se no primeiro capítulo de Reinações de Narizinho, livro que impulsionou a criação da série Sítio do Picapau Amarelo, com personagens como Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e Visconde de Sabugosa.
2 – O Pequeno Príncipe
Essa obra tem um contexto histórico. Foi escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi lançada em 1943 e faz parte do imaginário de diversas gerações até hoje, conquistando crianças, adolescentes e adultos. Trata de uma forma delicada e simples acontecimentos da vida humana da perspectiva de uma criança. Os números demonstram estrondoso sucesso. De acordo com o site oficial do livro, são 150 milhões de exemplares vendidos no mundo (14 milhões só na França) e 300 traduções oficiais para diversos idiomas.
3 – As Crônicas de Nárnia
A série de livros foi escrita pelo irlandês C.S. Lewis. A primeira publicação foi em 1950 e a última, de uma série de sete crônicas, em em 1956. A história permeia as aventuras de crianças que descobrem um lugar mágico chamado Nárnia. Já foi adaptada para o rádio, para a TV e para as telas de cinema.
4 – O Menino Maluquinho
O livro foi lançado em 1980 pelo renomado desenhista e cartunista Ziraldo. Conta a história de um menino alegre, arteiro e que apronta muitas confusões e brincadeiras com as pessoas. A marca registrada da personagem é andar com uma panela na cabeça. A obra inspirou diversas produções artísticas, como filmes e peças teatrais. Posteriormente, o livro se transformou em uma história em quadrinhos.
5 – Harry Potter e a Pedra Filosofal
Esse foi o livro que iniciou a incrível trajetória de sucesso da série Harry Potter. A história envolta por acontecimentos fantásticos, magia e bruxaria encantou crianças e adolescentes ao redor do mundo, foi aplaudida pela crítica, ganhou adaptação para o cinema e foi um sucesso comercial. O livro Pedra Filosofal foi escrito por J.K. Rowling e lançado em 1997.
6 – Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola
Malala Yousafzai é uma árdua defensora da educação, sobretudo feminina. A garota foi baleada aos 14 anos pelo movimento talibã, que a perseguiu pelas causas que ela defende. Malala foi a pessoa mais jovem ao ganhar o prêmio Nobel da Paz em 2014. A Menina que Queria Ir para a Escola é um livro-reportagem escrito por Adriana Carranca Corrêa, destinado ao público infantil.
Grande abraço!
Press Office