Cortes e tendências para as festas de final de ano
Ainda que não esteja 100% satisfeito com o seu próprio cabelo, saiba como utilizá-lo a seu favor
As mulheres sofrem desde a infância uma pressão estética gigantesca para terem a aparência ideal e perfeita, que muitas vezes sequer é atingível.
Infelizmente, essa situação pode gerar diversos problemas de autoestima, fazendo com que a aparência se torne um empecilho e um tabu, e a vida cotidiana fique prejudicada.
Os cabelos, por exemplo, costumam ser um dos alvos principais da insatisfação feminina. No ano de 2017, o Instituto Sophia Mind realizou uma pesquisa que teve como resultado que 37% das brasileiras estão insatisfeitas com seus cabelos!
Os números são assustadores e não se referem somente as mulheres, os homens também sofrem com a aparência indesejada e os padrões de beleza.
Se você se enquadra nesse percentual e quer mudar isso, continue a leitura conosco!
Você é insatisfeito com o seu cabelo?
Como já demonstrado anteriormente, é grande a proporção de pessoas que se sentem insatisfeitas com o próprio cabelo. Você é uma delas?
Pode parecer bobagem, mas a insatisfação com a aparência tende a causar problemas de ordem psicológica que atrapalham toda a rotina e convivência com outras pessoas.
Nos tempos em que vivemos, principalmente devido a popularização das redes sociais, e nelas a veiculação de aparências irreais e sempre perfeitas, é comum que a pressão estética seja ainda maior.
Seja por ter poucos ou muitos fios, com espessura fina ou grossa, com formato liso ou cacheado, a insatisfação atinge muitas pessoas, que procuram diversas formas de mudar a aparência.
Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas e as novas tendências para te auxiliar. Confira!
Os 4 tipos de cabelo e cuidados
Antes de mais nada, você conhece os quatro tipos de cabelo que existem e os cuidados necessários com cada um deles?
A classificação foi criada nos EUA e divide os tipos de cabelo de acordo com a textura do fio. Ela funciona dessa forma:
Tipo 1 – Liso
O cabelo do tipo 1 é completamente liso, sem qualquer ondulação da raiz até as pontas. Normalmente é bem sedoso, pois a oleosidade natural atinge as pontas com facilidade. Existem, ainda, as subdivisões:
· 1A: é o tipo mais fino, é pouco encorpado, bem brilhante e a com muita tendência a oleosidade;
· 1B: é um pouco mais encorpado e tem mais volume do que o tipo 1A e tende a ser um pouco menos oleoso e segurar melhor penteados e cachos modelados;
· 1C: os fios desse tipo são bem retos e pesados, além de difíceis de modelar. É bem comum em orientais.
Tipo 2 – Ondulado
O cabelo ondulado é aquele que não é liso, mas também não forma espirais. As mechas têm um formato de S, como ondas, por isso a nomenclatura. São muito suscetíveis ao frizz. As subdivisões são:
· 2A: é o mais fino e quase liso, o formato de ondas é bem suave e exige produtos mais leves como mousses e géis, pois podem pesar e murchar com facilidade;
· 2B: costuma ter mais frizz do que o formato anteriormente mencionado e as ondas são mais definidas, formando um S perfeito;
· 2C: aqui, as ondas têm mais intensidade, são menos espaçadas e começam a formar cachos soltos. Os fios não ficam tão próximos a raiz e apenas com cremes e amassos ao pentear, cachos se formam.
Tipo 3 – Cacheado
O cabelo cacheado é aquele que formam “molas” bem definidas e simétricas. Exigem muita hidratação. Entre eles, temos as divisões:
· 3A: os cachos são mais soltos e parecem feitos com babyliss;
· 3B: aqui, os cachos são mais estreitos, definidios e regulares.
· 3C: já nesse tipo, os cachos são ainda mais fechados e bem estreitos, como se tivessem embolados.
Tipo 4 – Crespo
Diferentemente dos cabelos cacheados, os cabelos crespos são bem mais secos e frágeis e se mantém enrolados até quando molhados. Exigem ainda mais hidratação do que os cacheados. São popularmente conhecidos como afro. Seus subtipos são:
· 4A: os cachos formados são extremamente estreitos, com largura similar a de uma agulha de crochê;
· 4B: já aqui, as mechas são em formato de zigue-zague e tem menos definição que o formato anterior;
· 4C: nesse tipo, mantém-se o formato de zigue-zague, alternado com áreas em que não há qualquer definição.
Tendência de cortes masculinos 2023
Para passar as festas de final de ano e entrar em 2023 na moda, os cortes que serão tendência para os homens são:
· Ducktail Retro Style: com bastante volume e comprimento, os fios são jogados para trás e para as laterais, como se fosse uma calda de pato. É ótimo para cabelos ondulados e funciona também para lisos e cacheados;
· Buzzed Top Fade: corte raspado, com degradê lateral, linha reta frontal e volume no topo. Excelente para todos os tipos de fios;
· Beach Rat: inspira-se nos surfistas, com fios mais longos, pontas mais claras e ao natural. Os cabelos cacheados e crespos ficam muito destacados com esse corte;
· Sharky Strands Haircut: nesse corte, o comprimento do cabelo vai aumentando em direção à frente da cabeça, a fim de formar um topete. Serve para todos os tipos de cabelo.
Tendência de cortes femininos 2023
As mulheres amam mudar o visual! Para valorizar ainda mais seu cabelo natural e arrasar no próximo ano, aposte nos seguintes cortes da moda:
· Long Bob: os fios da frente do rosto são maiores do que os que estão na parte de trás. Ótimo para cabelos lisos, ondulados e cacheados;
· Curto com franja: na altura dos ombros ou até mais curto e com franjinha também curta, conferem um visual bem romântico e servem bem para cabelos lisos e ondulados;
· Pixie: corte extremamente curto e muito repicado no topo da cabeça. Atende bem a todos os tipos de cabelo;
· Camadas: o cabelo em camadas confere muito movimento e leveza aos fios. Os cabelos ondulados, cacheados e crespos são super valorizados;
· Desfiado: para os cabelos finos, essa é uma excelente opção, já que confere mais volume;
· Shaggy Hair: unindo os fios desfiados com a franja, o visual fica bem romântico. Valoriza principalmente cabelos ondulados e cacheados.
Como fazer as pazes com o seu cabelo?
Como já tratado no início do texto, a insatisfação com os fios é comum. Para que você aprenda a gostar do seu visual, é necessário conhecer o tipo de fio que tem e quais as tendências funcionam melhor e valorizam o seu natural.
Nossa dica é procurar salões de beleza especializados no seu tipo de cabelo, como também seguir páginas da internet onde pode buscar inspiração, como o Pinterest e a Machonaria.
Se no seu caso o problema for a falta de cabelo, pense no transplante capilar como uma opção e renove sua autoestima!
Tags:Cortes de cabelo tendências para as festas de final de ano