Descoberta cura definitiva para as cáries! Será?
Cientistas disseram que podem ter descoberto uma substância química que torna os dentes a prova de cárie eliminando potencialmente a necessidade de obturações caras e tratamentos dolorosos no futuro.
De acordo com os pesquisadores José Cordova da Universidade de Yale e Astudillo Erich da Universidade de Santiago no Chile o produto químico é capaz de eliminar as cavidades que produzem a bactéria Streptococcus Mutans, responsável pelas cáries, em apenas 60 segundos.
Batizada de Keep 32 em referência aos 32 dentes da boca humana, o composto químico pode ser incorporado a grande variedade de produtos que vão desde pasta de dentes e bochechos à goma de mascar e doces.
Se forem bem sucedidos os testes em humanos, estimam que o produto pode estar no mercado em 14 ou 18 meses. Impetraram patente nos EUA para o composto e esperam licenciar para corporações como a Colgate ou Procter & Gamble.
No entanto, o Dr. Gerald Curatola professor adjunto da New York University College of Dentistry pôs em dúvida o potencial da Keep 32 alegando que Cordova e Astudillo basearam sua abordagem para prevenção de cáries em uma ciência ultrapassada sobre pesticidas para matar bactérias.
“O interessante é que passei 20 anos pesquisando sobre o biofilme oral e aprendi que as mesmas bactérias que causam doenças e distúrbios, tais como Streptococcus Mutans são benignas quando tudo está em equilíbrio”, diz ele.
Para prevenir a cárie dentária, Curatola recomenda evitar higienizadores dentifrícios agressivos e anti-sépticos bucais à base de álcool, que perturbam o equilíbrio do biofilme oral. Manter uma dieta saudável, rica em alcalinizantes, alimentos verdes e pobre em alimentos ácidos como os carboidratos refinados, açúcar e soda. Ingerir alimentos com potencial antiinflamatório também é indicado, pois a inflamação provoca efeitos profundos sobre todos os sistemas orgânicos no corpo e pode facilitar o aparecimento de doenças periodontais e a própria cárie.
E você o que acha?
Deixe sua opnião.
Grande abraço!
Fonte:
foxnews.com