Despojamento Versus Esbanjamento
Por Antônio de Oliveira
Despojamento rima com esbanjamento, que também rima com lamento, lamento dos oprimidos. Esbanjamento é tríplex, despojamento é “Minha Casa, minha Vida”. Há, na bíblia, um fundamento (a rima vai se repetindo…), na Epístola aos Hebreus, para esta reflexão de Páscoa. Trata-se de uma advertência da maior importância, uma imagem apropriada para um olhar sobre a atual situação do Brasil, que envelheceu precocemente. O autor adverte (em tradução adaptada): Despojai-vos do homem velho, o qual se corrompe pela ambição desmedida. Revesti-vos do homem novo, na justiça e na honestidade, renunciando à mentira. Aquele que furtava não furte mais… Despojemo-nos da corrupção e da desvergonha e revistamo-nos de integridade, retidão, jogo limpo, honradez, honestidade, em suma.
Páscoa é passagem, travessia. Está na hora de o Brasil fazer sua travessia pelo mar de lama, lama mesmo, que assola e amarga de amargura o Rio Doce, e do mar de lama que assola e enodoa nossa vida política. Travessia para um Brasil novo, redescoberto, sem partidos políticos de costas para o povo e voltados para si mesmos.
Esbanjamento, todo o mundo sabe o que é, por exemplo, esbanjamento de água. Mas esse esbanjamento pode transcender, muita vez, as raias do absurdo dos absurdos, haja vista os mensalões, os petrolões e outros escandalões. E isso provoca indiretamente o martírio de inúmeros inocentes. Tiranos, na Grécia antiga, eram os indivíduos que usurpavam o poder; hoje, seriam os governantes esbanjadores do erário, demagogos, falsos profetas que abusam do poder. E, de modo geral, exerce a tirania todo indivíduo que abusa de sua autoridade.
Isso nos diz alguma coisa, ao longo desse processo de envelhecimento do Brasil? Decrepitude, não tanto pelo número crescente de idosos, mas pelo obsoletismo clamoroso e guloso de nossas engrenagens político-sociais.
Páscoa! Despojemo-nos do Brasil velho e revistamo-nos de um Brasil novo.
Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]
Imagens: sxc.hu
Tags:Despojamento Versus Esbanjamento, mensagem de páscoa 2016, morte à corrupção no Brasil