Dicas de saúde para viver mais e melhor

24/07/2010

Dicas de saúde para viver mais e melhor

Neste mundo atual de muita correria e poucas satisfações, é fundamental cuidarmos de nossa tão preciosa saúde (nosso maior patrimônio).
Navegando pelo excelente site do
Canal Futura, deparei-me com algumas belas dicas de saúde, onde o homem as vezes se torna o próprio vilão de sua sorte.

A saber, os homens vivem, em média, 8 anos menos do que as mulheres, e têm expectativa de vida na casa dos 68 anos.
Na verdade os homens de um modo geral não se preocupam muito com a própria saúde, fator este que pode ser a causa de tamanha diferença.
Leia a seguir 10 conselhos sobre “modus vivendi” (não sei se esse latim está certo, rsrs) que podem ajudar definitivamente a mudar este quadro.

Antes de ler saiba que muitos estudos apontam para o fato de que a Fé, a religião fazem bem para a saúde.
Não importando qual religião você segue, acredite em alguma coisa e exercitando sempre seu lado espiritual, pois existem fortes indícios de que a fé atua no sistema nervoso e imunológico.

1. Alimentação
Muitos alimentos podem retardar o envelhecimento. Frutas e vegetais previnem danos nas células do corpo. Se você tem mais de 35 anos também tente compensar o desgaste natural do corpo escolhendo alimentos ricos em vitaminas e minerais, e produtos à base de cereais integrais.

2. Vida a dois
Homens satisfeitos no relacionamento afetivo correm menos riscos de sofrer um AVC, segundo estudo Israelense.
Praticar sexo regularmente também foi indicado como fator importante o rejuvenescimento biológico. A pesquisa mostrou também que é possível relacionar uma boa vida amorosa à redução de incidências de gripe e menores riscos de doenças cardíacas.

3. Procure o médico
Não espere tempo demais para ir ao médico, visite um clínico-geral regularmente e faça os exames de rotina. Diagnosticar um problema com antecedência ajuda muito em seu combate.

4. Evite o tabagismo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso do cigarro (eu fumo, mas vou parar, atualizando, parei faz um ano, rsrs) é a maior causa de morte precoce evitável no mundo. Segundo vários estudos quem fuma vive em média, 10 anos a menos do que aqueles que nunca fumaram.

5. Ame o Sol (mas com filtro solar)
Estudos recentes revelam que a luz do sol combate depressão, além disso a exposição ao sol ajuda na produção de vitamina A (ajuda a evitar a osteoporose).
Respeite sempre os horários recomendados: antes das 10h e depois das 16h e use sempre protetor solar (mesmo em dias nublados).
Todo cuidado é pouco para evitar o câncer de pele.

6. Exercite-se
Pratique exercícios físicos regularmente (sempre com orientação profissional) e evite vários males.
O hábito simples de fazer uma caminhada todos os dias podem fazer a diferença.

7. Beba com moderação
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem diminuir sua expectativa de vida.
Seja social e fique legal.

8. Não abandone seu cérebro
Existem muitos métodos simples que ajudam a melhorar e manter a agilidade mental preservando a memória. Alguns exemplos são: instrumentos musicais (mais complexos) e caça-palavras (mais simles).
Mantenha o cérebro em atividade, ele também precisa de exercícios.

9. Procure estar sempre de bom humor
Segundo estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, as pessoas que cultivam o bom humor têm 30% mais chances de sobreviver em casos de doenças graves.
É a ciência comprovando que o bom humor previne e ajuda a combater doenças.

Fonte:
futura.org.br
Imagem:
sxc.hu

Tags:, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *