Dicas para gerenciar o seu novo negócio virtual
O mercado de e-commerce no Brasil é um dos que menos sofrem com a crise econômica do país. Um relatório Webshoppers divulgado semestralmente pela E-bit aponta uma previsão de crescimento em 20% até o final do ano, por isso que muitas empresas entram cada vez mais no universo online. Outro fator que contribui para esse crescimento é que por conta do desemprego cada vez mais pessoas buscam abrir o seu próprio negócio.
Para quem está no início e já entendeu que o caminho do sucesso exige que a empresa esteja online é importante saber gerenciar da melhor forma o seu negócio. Desde da escolha da plataforma até as práticas adotadas dentro da empresa. Veja abaixo algumas dicas para gerenciar melhor o seu novo negócio.
Estude e entenda o mercado
É importante que o empreendedor estude bem o nicho e tenha o conhecimento máximo sobre o mercado que deseja entrar. Hoje existe uma infinidade de lojas e grandes marcas e é preciso avaliar se vale a pena virar concorrente de uma grande marca. Outro ponto é pensar sobre o diferencial do produto ou serviço e de que forma ele é útil na vida das pessoas, pois conhecendo as qualidades é mais fácil na hora de divulgar.
Imagem: reprodução pixabay.com
Escolha uma boa plataforma
É importante que o site oferece uma boa experiência de usabilidade para os clientes e uma boa plataforma faz a diferença. Procure bons profissionais e estude qual a melhor forma de chamar a atenção das pessoas e o que facilita na hora de vender. A plataforma também precisa facilitar a hora do pagamento e garantir a segurança dos dados do cliente.
Aposte no marketing digital
Se você tem um e-commerce é preciso também estar nas redes sociais e trabalhar a sua marca como um todo é necessário. Aposte no marketing digital para fazer a comunicação entre os clientes e a sua marca, pois é através do relacionamento que um cliente indicará a loja para os amigos online. O empreendedor não precisa desenvolver uma área dentro da empresa só para isso, pois existem ótimas agências que oferecem um serviço de marketing digital personalizado para o seu negócio.
Contrate bons profissionais
Escolher as pessoas certas que irão vestir a camiseta da empresa é fundamental para o andamento do negócio. Profissionais qualificados e com engajamento fazem a diferença dentro da empresa, por isso é preciso avaliar o perfil de cada entrevistado. Uma dica para o bom gerenciamento de pessoas é elaborar estratégias para que os colaboradores se sintam de fato parte da empresa e ser transparente principalmente nos momentos de crise.
Controle os gastos da empresa
Essa é uma parte difícil, pois no início de toda empresa é inevitável os pequenos e grandes investimentos. Controlar os gastos exige um bom gerenciamento financeiro para que o dinheiro seja direcionado para os lugares certos e assim não cause prejuízo para a empresa. Para acabar com o reembolso de funcionários muitos empreendedores apostam cada vez mais no cartão de crédito recarregável, que concentra todas as despesas em um único ambiente. As empresas que oferecem os cartões corporativos trazem todo o suporte para gerenciar os gastos através do cartão. Dessa forma, é importante lembrar que é apenas uma ferramenta para ajudar a concentrar os gastos e que a contabilidade e a administração da empresa precisam andar juntas.
Grande abraço!
Press Office