5 dicas para colocar sua loja virtual no ar em 2016
O ano de 2015 foi do e-commerce. O sucesso do segmento foi tanto que o otimismo já impulsiona diversas marcas a trilharem este caminho em 2016. Tanto as vendas quanto a receptividade do público brasileiro aumentaram, fazendo com que empresas de todos os portes invistam na nova plataforma de compras. Aliado a isso está o crescimento do mobile, ou seja, o acesso virtual feito por meio de smartphones e tablets. Entretanto, os receios ao abrir uma novo e-commerce ainda são grandes e qualquer ajuda é bem-vinda. Confira as dicas abaixo:
Público-alvo
Antes de mais nada, é preciso entender com quem a sua loja e marca estão dialogando. No mundo virtual, essa atenção deve ser redobrada justamente por permitir que o contato entre as marcas e seus clientes seja ainda mais próximo, ou seja, é impossível lançar uma loja virtual sem integrá-la a diferentes plataformas de comunicação, como as redes sociais e outras mídias. Isso irá definir claramente o tom de voz usado pela empresa e até mesmo os produtos oferecidos. Entenda se o seu público é jovem, mais antenado ou clássico, e saiba quais são os lugares que ele frequenta, seus gostos e suas expectativas.
Identidade visual
O conhecimento profundo dos compradores deve resultar em uma elaboração mais complexa do site. Isso faz com que diversos elementos consigam atrair o seu público. É o caso da identidade visual, que deve trazer uma proposta inovadora, que se encaixe também com as referências dos visitantes. No caso de um público mais jovem e adolescente, por exemplo, vale sempre a pena buscar todo repertório visual da geração, que vai desde a música até a moda e as gírias. Tudo isso para criar um ambiente onde eles se sintam acolhidos e contemplados. A identidade visual não inclui somente a forma de expor os produtos, mas também a escolha de cores, imagens e elementos multimídia.
Estrutura
O cuidado com a estrutura do site deve vir antes mesmo de colocar a loja no ar. O site precisa estar preparado para oferecer a melhor infraestrutura para os clientes. É preciso uma equipe preparada para dar suporte, no caso de qualquer problema ou até mesmo algum caso de devolução de produto. Além disso, o processo de busca pelos produtos, categorias e a disposição dos links na loja são extremamente importantes na receptividade dos compradores. Uma atenção redobrada deve vir na hora de escolher as formas de pagamento e parcelamento, oferecendo sempre um serviço eficiente, rápido e confiável.
Investimento
O empreendedor que opta por uma plataforma digital deve entender que, apesar de ter custos menores na aplicação, a loja virtual necessita de um bom investimento. Ou seja, é preciso ter consciência de que você terá diversos gastos tanto na estruturação do e-commerce quanto em sua manutenção. Muita gente desconsidera esses gastos e acaba se surpreendendo logo no início ou então acaba economizando nos serviços e colaboradores iniciais, o que pode ser extremamente prejudicial. Esse investimento tem retorno relativamente rápido, mas deve ser considerado para que o site consiga ter sucesso em meio ao mercado cada vez mais competitivo.
Hospedagem
Nada disso será possível sem uma boa hospedagem. Há, na própria internet, empresas que fornecem todo o serviço de hospedagem do site e facilitam também na hora de criar um espaço exclusivo e único para sua marca. O site precisa, além de um design de qualidade, um ambiente no qual ele possa ser hospedado e acessível a todos. Um nome marcante é algo imprescindível para o sucesso de uma loja, já que o cliente precisa lembrar o nome da marca para procurá-la na internet. Facilitar o acesso funciona basicamente como uma boa localização da loja nas ruas.
Grande abraço!
Press Office
Imagens: iStok e sxc.hu
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http://Tomas%20Krauff
Suas considerações são muito pertinentes, gostei do artigo! Tenho experiência no ramo de criação de sites, principalmente para e-commerce, prestando consultoria de criação e otimização para pequenas empresas. Tenho a dizer que hoje é muito fácil fazer negócios online, qualquer empresa que deseje o crescimento pode contratar os serviços de hospedagem (como a da Hostinger que indico para meus clientes: https://www.hostinger.com.br/ ) a um baixo custo, que as vezes pode ganhar muita escala com a internet e afetar fortemente o faturamento.