Distrito Federal foi a unidade que mais buscou por concursos públicos no Brasil em 2018

26/02/2019

Distrito Federal foi a unidade que mais buscou por concursos públicos no Brasil em 2018

Dados mostram que 12,8 milhões de buscas foram feitas na Internet sobre o assunto

 A agência especializada Gran Cursos Online publicou neste mês que o Distrito Federal foi a unidade federativa que mais pesquisou sobre concursos públicos no ano passado. Segundo os dados, foram 12,8 milhões de buscas na Internet por vagas no funcionalismo público do país, três milhões à frente de São Paulo, segundo colocado, com 9,5 milhões de buscas.

Minas Gerais, com 7,7 milhões, Rio de Janeiro, com 6,5 milhões, e Goiás, com 5,2 milhões, completam a lista.

As buscas no Distrito Federal passam, acima de tudo, pelas vagas do grande certame deste ano: o da Secretaria da Fazenda (Sefaz-DF). Segundo a pasta, o edital — que se arrasta desde o ano passado — será publicado ainda no primeiro semestre de 2019. O documento passa apenas por alguns retoques antes da publicação oficial, que dependerá também da análise da Cebraspe, a banca organizadora.

O contrato entre a Sefaz-DF e o instituto foi assinado em dezembro do ano passado, quando ambos disseram que o edital sairia em 30 dias. Até o final de janeiro, porém, os pré-candidatos ainda não tinham sido notificados. De acordo com a Gran Cursos Online, a expectativa é que a prova do concurso DF seja aplicada nos próximos meses.

Crédito: divulgação

Concursos em 2019

O Ministério do Planejamento anunciou no ano passado que planeja contratar 42.915 mil servidores públicos em 2019. A expectativa está no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) publicado para este ano pela pasta, que prevê a criação de outros 4.354 cargos que ainda não existem.

Órgãos do Poder Judiciário, como a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho, devem receber novos funcionários, de acordo com o planejamento da pasta. Só a Defensoria Pública da União (DPU) pode contratar mais de 1.500 novos funcionários. Neste ano, a Advocacia-Geral da União deve publicar um edital para chamar 100 pessoas para trabalhar em seus escritórios espalhados pelo país — o órgão ainda negocia adicionar mais 50 vagas de cadastro de reserva.

Já o Poder Executivo tem em vista chamar funcionários para universidades federais goianas, mato-grossenses, piauienses e pernambucanas, chegando a 2.095 vagas. A Agência Nacional de Águas (ANA) já disse que precisa de pelo menos 26 novos servidores para 2019. Em 2019, o principal concurso do Executivo é o da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que terá o edital publicado neste mês e deve chamar 500 novos agentes.

De acordo com o ministério, os concursos abertos esse ano deverão passar obrigatoriamente pelo sistema para entrarem no orçamento da União. Antes dele, os pedidos eram feitos de duas maneiras: protocolando o documento na própria pasta ou por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Grande abraço!

Press Office

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile