É possível perder gordura e não perder peso?
Mesmo muitos achando que são a mesma coisa, existe uma diferença entre emagrecer e perder peso. Isso porque é possível perder quilos na balança e mesmo assim não perder gordura e ainda sim engordar. Mas, por que isso acontece?
Bom, emagrecer significa reduzir a porcentagem de gordura corporal, já a perda de peso pode acontecer por diversos motivos e fatores. Desta forma, ficar preso nos números que aparecem na balança não é a melhor maneira e nem o melhor indicador do emagrecimento e pode, muitas vezes, atrapalhar.
Outro fator que pode interferir e fazer com que isso ocorra, é que os músculos do corpo são mais densos e compactos do que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço em nosso corpo do que um quilo de músculos. Portanto, para emagrecer corretamente é imprescindível perder o mínimo de massa magra possível.
O ideal, caso o objetivo seja perder gordura, é realizar uma avaliação com um profissional para que ele possa identificar o percentual de gordura, para que então seja possível focar no ganho de massa muscular, redução de medidas e formas de acelerar o metabolismo.
Como fazer para perder gordura e não perder peso?
Quem está querendo entrar em forma, tem como principal objetivo perder gordura sem perder massa magra. Contudo, para que isso seja realmente viável, é necessário, além de ter uma alimentação balanceada e saudável, seguir algumas dicas importantes:
Ingerir alimentos ricos em proteínas
As proteínas são fundamentais e o principal componente para o ganho de massa muscular. Por isso, é recomendado aumentar a quantidade desse tipo de alimento nas refeições, a fim de não perder massa magra.
Vale ressaltar que é preciso que essa ingestão seja feita gradativamente, incluindo nas refeições diárias apenas duas porções de proteínas. Dentre os alimentos ricos em proteínas podemos citar:
- Carne vermelha e branca;
- Ovo;
- Queijos em geral;
- Peixes;
- Iogurte;
- Arroz;
- Feijão.
Evitar carboidratos
Para conseguir manter a massa magra e perder gordura, é muito importante reduzir o consumo dos carboidratos. Isso não quer dizer que precise cortar, o ideal é ingeri-los apenas em alguns momentos do dia, uma vez que eles são transformados em açúcares e a glicose em excesso, é transformada pelo organismo em gordura.
O indivíduo que deseja perder gordura, não pode excluir por completo esses alimentos do cardápio, uma vez que o organismo necessita do mínimo de carboidrato para restaurar as fibras musculares e o corpo conseguir repor a reserva de energia depois das atividades físicas.
Beber bastante água
Água literalmente é vida, além de atuar no transporte de vitaminas e minerais no organismo, a água tem a função de acelerar o metabolismo e ajudar a perder gordura. Além disso, a água colabora para o correto funcionamento de vários processos importantes para a perda de gordura, como o funcionamento do intestino, digestão e até a hidratação dos músculos.
O recomendado é que seja ingerido no mínimo 2 litros por dia de água, sendo importante tomar líquido no máximo 30 minutos antes das refeições e 40 minutos após.
Mesmo ainda não tendo um motivo específicos, alguns estudos mostraram alguns motivos da água ajudar na perda de gordura, dentre eles podemos destacar:
- Proporciona maior saciedade;
- Aumenta a queima de calorias;
- Melhora o rendimento físico.
Aposte no coolsculpting
O Coolsculpting® se utiliza no mesmo mecanismo da Criolipólise, sendo assim um tratamento não invasivo, que consiste no resfriamento controlado e preciso das células adiposas, a fim de destruí-las e fazer com que elas sejam eliminadas pelo organismo naturalmente.
Por meio deste provimento, o paciente pode perder até 27% de gordura em diversas regiões, assim como papada, braço, flancos, culote, pneuzinhos e abdômen. Contudo, ele foi desenvolvido para pessoas que desejam perder gordura indesejada e protuberâncias notáveis em áreas específicas.
Lembre-se que perder gordura é muito mais indicado do que perder peso, já que o excesso de gordura é extremamente prejudicial à saúde. Por isso, para emagrecer de forma saudável é muito importante associar a prática de atividades físicas com uma alimentação saudável.
Grande abraço!
Press Office
Tags:como eliminar o excesso de gordura corporal, como perder gordura sem perder peso, como queimar gordura corporal, É possível perder gordura e não perder peso, ter vida saudável sem gordura