Estudantes mineiros vencem competição de melhor miniempresa
Miniempresa La Bio se destaca em competição nacional e agora representará o Brasil em etapa internacional no Uruguai
Alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Belo Horizonte, conquistaram a etapa nacional do Prêmio Miniempresa, promovido pela ONG Junior Achievement (JA) Brasil. A miniempresa La Bio, formada pelos estudantes participantes do Programa Miniempresa, representou o estado na competição realizada durante o evento de empreendedorismo jovem Findinexa Brasil, entre os dias 8 e 13 de outubro, na cidade de Luís Correia, no Piauí.
A La Bio competiu com outras 10 equipes de diferentes estados e venceu por sua proposta de negócio sustentável. A miniempresa é composta por 31 integrantes e desenvolve hidratantes labiais feitos com ingredientes naturais, como óleo de coco babaçu, manteiga de cacau, cera de abelha e óleo essencial de menta. O diferencial do produto está no compromisso com a sustentabilidade, tanto na formulação quanto na embalagem, que é biodegradável e feita manualmente, refletindo os valores de responsabilidade ambiental e inovação.
O Prêmio Miniempresa Brasil tem como objetivo reconhecer as melhores iniciativas formadas por estudantes participantes do Programa Miniempresa da Junior Achievement ao longo do ano. Agora, os estudantes se preparam para representar o Brasil no COY (Company of The Year), etapa internacional do prêmio que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em dezembro.
Para o diretor de RH da La Bio, Daniel Eduardo Guimarães, a experiência do projeto proporcionou muitas trocas culturais, networking e, sobretudo, de aprendizagem. “Eu posso afirmar que a La Bio não se restringiu apenas a um trabalho comum e estudantil, ela transgride e continuará transgredindo barreiras para alcançar nosso total potencial como corporação sustentável e socialmente impactante. Agora, estamos ansiosos e animados para competir no Company Of The Year!”, afirma.
“A conquista da La Bio é motivo de muito orgulho para nós em Minas Gerais. Ver o talento, a dedicação e o comprometimento desses jovens brilhando em uma competição nacional de empreendedorismo reforça a importância de iniciativas como o Programa Miniempresa. Estamos confiantes que seremos muito bem representados na etapa internacional no Uruguai,” celebra Jonatan Mendes, diretor executivo da JA Minas Gerais.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) – NO BRASIL
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.
Com a JA Minas Gerais, já são 21 anos de atuação em mais de 200 municípios, com mais de 400 mil experiências para jovens e 17 mil participações voluntárias. Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo. Saiba mais em jamg.org.br.
SOBRE O PROGRAMA MINIEMPRESA
Primeiro programa criado pela Junior Achievement e presente em mais de 100 países, o Programa Miniempresa é uma competição nacional que incentiva estudantes do Ensino Médio a criar e gerenciar uma empresa real do zero. Eles recebem suporte de profissionais e pessoas voluntárias em áreas como vendas, marketing, finanças, produção e recursos humanos.
AUTORA: Giovanna Consentini
giovanna.consentini@ovocom.com.br