Holocausto Brasileiro: a tragédia da razão em Barbacena
Não tenho palavras para descrever os tipos de emoções que senti, ao deslizar pelas linhas do livro Holocausto Brasileiro tragédia em Barbacena! Não tinha conhecimento das atrocidades cometidas em Barbacena, MG (ou será Bárbaras Cenas) até me deparar com esta obra-prima que é o livro Holocausto Brasileiro: a tragédia da razão em Barbacena!
Chocado, estarrecido, triste por ser humano são apenas alguns dos devaneios que me chegam lendo este magnífico relato da brutalidade do sistema de saúde mental brasileiro para com seus pacientes.
Pacientes nada, prisioneiros!
Uma das coisas que mais me tocou, foi os motivos os quais as pessoas iam parar ali. Na maioria das vezes injustiçadas por uma sociedade hipócrita que queria varrer toda a sujeira para longe dos olhos de todos, obrigando pessoas inocentes e desvalidas a viverem aprisionadas pelo resto de suas vidas em um inferno que Dante jamais sonhou que existiria em vida.
Infelizmente Holocausto é o nome perfeito para este genocídio que desde a fundação do Colônia até sua (praticamente) extinção, deixou um rastro de 60 mil mortos!
Cenas dantescas com requintes que remontam aos campos de concentração nazistas (sem exagero), compunham o espetáculo visto no Hospital Prisão durante décadas a fio.
Pequeno trecho do livro:
“Os pacientes da Colônia às vezes comiam ratos, bebiam água do esgoto ou urina, dormiam sobre capim, eram espancados e violados. Nas noites geladas da Serra da Mantiqueira, eram deixados ao relento, nus ou cobertos apenas por trapos. Pelo menos 30 bebês foram roubados de suas mães. As pacientes conseguiam proteger sua gravidez passando fezes sobre a barriga para não serem tocadas. Mas, logo depois do parto, os bebês eram tirados de seus braços e doados.”
E quase ninguém falava nada sobre Holocausto Brasileiro tragédia em Barbacena. A sociedade parecia querer esquecer que a Fundação Educacional de Assistência Psiquiátrica (FEAP) não existia.
Era melhor assim.
E quem ousava “gritar” era perseguido e muitas vezes cassado.
A forma como Daniela Arbex, autora, alinhavou os dados e narrou a “trama”, está simplesmente perfeita! Não sou nenhum crítico literário mas apostaria em cheio neste futuro Best Sellers!
Não consegui parar de ler nem por um segundo esse Holocausto Brasileiro tragédia em Barbacena!
Parabéns, é muito pouco para este trabalho tão árduo e comprometido o qual a autora se portou.
Recomendo muito a leitura desse fatídico e fiel livro documentário Holocausto Brasileiro: a tragédia da razão em Barbacena, além de desejar muitas felicidades e muita luz para a obstinada e corajosa autora Daniela Arbex!
Grande abraço!
Ficha técnica: Holocausto Brasileiro: a tragédia da razão em Barbacena | Autor : Daniela Arbex | Idioma: português | País: Brasil | Assunto: direitos humanos, hospitais psiquiátricos | Gênero: livro-reportagem | Arte de capa: Alan Maia | Editora: Geração Editorial | Editor: Paulo Schmidt | Lançamento: 6 de julho de 2013 | Páginas: 255 | ISBN: 978-85-8130-157-0
Tags:atrocidades bizarras em barbacena, Daniela Arbex holocausto brasileiro, Daniela Arbex manicômio barbacena, Holocausto Brasileiro: a tragédia da razão em Barbacena, hospital psiquiátrico de brabacena, tragédia do Colônia em Barbacena