INVEJOSO, EU?

18/06/2019

INVEJOSO, EU?

Por Antônio de Oliveira

Inveja. Do latim, invidia. Desagrado pelo talento ou sorte de outrem. Sentimo-nos infelizes com o sucesso alheio e somos tomados pelo desejo ardente de tomá-lo. A palavra significa também o objeto da inveja: “Era ele a inveja dos outros passistas, pela agilidade e elegância dos gestos.” Diz-se também da admiração: Jorge Amado tem sido alvo de grande admiração. Já o ciúme doentio consiste no amor excessivo do próprio bem. Na inveja ainda não temos ou não somos. No ciúme, temos medo de que tomem de nós.

Emulação, sentimento louvável, em si, quando nos leva a imitar, a igualar e, se possível, superar, mediante competição leal, as qualidades do nosso próximo. Juridicamente, emulação é um lance de rivalidade que leva a recorrer à justiça, com sentimentos sádicos. Despeito é um desgosto mesclado de raiva, provocado por uma decepção ou pelo amor-próprio ferido.

Argumento “ad invidiam”: apelação ao sentimento de inveja. Visa envenenar, fomentar a discórdia, frequentemente por meio de mentiras, intrigas, fofocas e mexericos, “fake news”: nas redes sociais, em família, no trabalho, entre famosos. Pessoa intrigante, implicante, picuinha, cricri, disposta a interpretar mal a fala dos outros. O recurso à inveja só pode ser obra de gente mal resolvida. Devido ao sentimento de inveja, provocam-se, não raro, desavenças, separação de casais, mortes. Variável interveniente a ser considerada no caso de denunciante invejoso.

A inveja integra a lista dos sete pecados capitais: soberba, avareza, luxúria, gula, ira, preguiça e, finalmente, inveja. Como a palavra pecado anda desgastada, apesar de tantos pecados por aí afora, alguns preferem dizer vícios capitais, tendências desordenadas das quais, como de uma fonte, surgem hábitos mau.. O primeiro fratricídio da história foi cometido por inveja. Caim invejava seu irmão Abel. Na fantasia, Cinderela também foi alvo de inveja.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Imagem: freeimages.com

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *