Lâmpadas fluorescentes: confira dicas de como realizar o descarte adequado
Cuidados com o manuseio e transporte são fundamentais para realizar o procedimento de forma segura, aponta a entidade gestora
O descarte adequado de lâmpadas fluorescentes é essencial para proteger o meio ambiente e a saúde humana. Como um resíduo classificado como perigoso, é imprescindível descartá-los de maneira ambientalmente correta. A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – desempenha um papel vital nesse processo no Brasil e preparou algumas dicas, possíveis de serem inseridas no cotidiano, para ajudar a população.
De acordo com Natalia Fochi, Gerente de Sustentabilidade e Logística da Reciclus, o descarte correto desse tipo de lâmpada, além de preservar o meio ambiente e a saúde humana, contribui para o uso correto de recursos naturais. “Realizar o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes evita a contaminação ambiental, e ainda permite a reciclagem de seus componentes. O vidro, metal e outros materiais das lâmpadas podem ser reciclados e reutilizados, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais”, explica.
Para que a contribuição coletiva aconteça de maneira correta e segura, Natalia lista o passo a passo a ser seguido. Confira:
- Verifique onde há ponto de entrega de lâmpadas fluorescentes: Para encontrar os pontos de entrega mais próximos de você, acesse o site da Reciclus (https://reciclus.org.br/onde-descartar/) e utilize a ferramenta de busca. Basta inserir o endereço ou CEP para visualizar as opções disponíveis. Caso o seu município não possua coletores, entre em contato com a Prefeitura ou Secretaria de Meio Ambiente para informações sobre locais para descarte, eventos de recolhimento ou projetos.
- Proteja-se e higienize o local: Utilize luvas ao manusear lâmpadas fluorescentes se estiverem danificadas. Caso uma lâmpada quebre, cubra nariz e boca para evitar a inalação do pó e não ligue ventilador, ar condicionado ou faça a varrição do local. É recomendado usar papel ou papelão para recolher os cacos e resíduos.
- Armazene de forma segura: Antes de levar as lâmpadas ao ponto de entrega, armazene-as em uma caixa ou recipiente resistente para evitar quebras. Mantenha-as fora do alcance de crianças e animais. Durante o transporte, adote os mesmos cuidados para garantir a integridade do material.
- Descarte corretamente: Deposite as lâmpadas no coletor escolhido, assim elas receberão o manuseio adequado. Nunca jogue lâmpadas fluorescentes no lixo comum.
Para mais informações, visite o site da entidade gestora em https://reciclus.org.br/ ou entre em contato pelo e-mail reciclus@reciclus.org.br.
Sobre a Reciclus
Desde 2017, a Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – atua como entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. A organização operacionaliza a coleta segura, o transporte e a destinação adequada em parceria com recicladoras e transportadoras homologadas. Comprometida com a construção da Educação Ambiental, concentra esforços na produção e disseminação de conhecimento, especialmente para crianças e jovens. Desde o início de suas operações, foram coletadas mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes nos mais de 3,8 mil pontos de coleta disponibilizados pela Reciclus.
Para mais informações, acesse: https://reciclus.org.br/
AUTORIA: Marina Dias – Sing Comunicação de Resultados | mdias@singcomunica.com.br
Tags:Lâmpadas fluorescentes confira dicas de como realizar o descarte adequado