Mais da metade dos trabalhadores ao redor do mundo já aderiu à IA, afirma pesquisa
Relatório da Freshworks, publicado no Brasil pela Nortrez, afirma que 55% dos colaboradores já utilizam inteligência artificial nas atividades profissionais – Índia e Emirados Árabes lideram e EUA apresentam menores índices de adoção
São Paulo, novembro de 2024 – Mais da metade (55%) dos colaboradores já utiliza ferramentas aprimoradas com inteligência artificial (IA) durante as atividades profissionais, principalmente nos departamentos de Tecnologia da Informação (TI) e Marketing. Os dados são do relatório global “Report Global de IA no ambiente de trabalho“, desenvolvido pela Freshworks, traduzido e lançado no Brasil pela Nortrez – hub de tecnologia com mais de 10 anos no mercado.
A pesquisa foi realizada com mais de sete mil funcionários ao redor do mundo e mostra o avanço da IA em diversas funções empresariais, em especial no setor de TI, onde 85% dos profissionais utilizam IA semanalmente. Esse aumento no uso do recurso tem trazido ganhos diretos de produtividade, com uma redução média de até 24 dias úteis por ano na carga de trabalho dos colaboradores, permitindo foco em tarefas mais estratégicas e inovadoras.
Alexandre Schio, CEO da Nortrez, comenta que a inteligência artificial vem se consolidando como uma aliada no contexto corporativo. “Há quem diga que a IA é uma vilã para os trabalhadores, mas os dados mostram um caminho diferente. Ela tem sido uma parceira no crescimento das empresas e no desenvolvimento dos profissionais. É perceptível uma aceitação crescente em setores diferentes, refletindo a confiança dos especialistas na capacidade da ferramenta em agregar valor real às suas funções”. De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados demonstram confiança de que a IA agrega valor aos processos.
Com a produtividade como principal métrica de impacto, as companhias têm aproveitado os benefícios da IA para otimizar processos. O estudo aponta que funcionários que a adotam relatam um alívio considerável na carga de trabalho, o que possibilita maior dedicação a demandas decisivas, impactando diretamente os resultados e a inovação corporativa.
Além disso, considerando o avanço da IA, mais de 70% dos profissionais já buscam aprimorar competências nesse campo, com o intuito de manter-se competitivos no mercado. Em termos regionais, o relatório demonstra diferenças significativas: enquanto Índia e Emirados Árabes lideram a aceitação do recurso, os Estados Unidos apresentam índices menores de adoção.
“Relatórios como este são de extrema importância para entendermos a aderência de recursos inovadores e como eles impactam os profissionais, e suas respectivas regiões e campos de atuação. Eles apresentam um panorama do presente e dão algumas dicas do futuro. Nesse caso, podemos concluir que a inteligência artificial é uma facilidade que só tende a expandir. O melhor a fazer é usá-la ao próprio favor”, enfatiza Schio.
Sobre a Nortrez
A Nortrez é um hub de tecnologia que conecta empresas da América Latina a softwares de ponta do cenário mundial. A marca é parceira estratégica de fabricantes de software estrangeiros que buscam expandir seus negócios para esse mercado, oferecendo soluções inovadoras para gestão de negócios, atendimento ao cliente, segurança da informação, produtividade, entre outras áreas. Com mais de 1200 clientes atendidos e nove marcas em seu portfólio, a Nortrez tem como missão humanizar a adoção de tecnologias, criando operações mais eficientes, competitivas e adoradas. Para mais informações, acesse: www.nortrez.com
Igor Araújo | [email protected]