Maravilhosas esculturas feitas com livros: Guy Laramee
Ao longo dos seus 30 anos de prática o artista canadense de Montreal Guy Laramee passeou com sua criação por diversos caminhos como o teatro, escrevendo e dirigindo, composição de músicas contemporâneas, design e construção de instrumentos musicais, canto, vídeo, cenografia, escultura, pintura e literatura, recebendo mais de 30 bolsas de artes mundo afora. Seu trabalho já foi apresentado nos Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Japão e América Latina.
Neste artigo mostraremos suas insinuantes esculturas feitas a partir de livros velhos.
Nas suas palavras: “Quando eu era jovem, eu estava muito chateado com as ideologias do progresso. Eu queria destruí-las por mostrar que ainda somos primitivos. Eu tive a intuição profunda de que como espécie, não tinha evoluído muito. Agora eu vejo que a nossa crença no progresso provém de nossa fascinação com o conteúdo da consciência. Apesar das aparências, a nossa obsessão atual para mudar as formas em que o acesso a cultura, mas é uma manifestação desse fascínio.”
Paralelamente a sua prática artística, exerceu investigação no campo da antropologia. Seu trabalho de campo inclui etno-musicography do ritual Fetiche no Togo (1986), a imaginação oracular entre curandeiros na Amazônia peruana (1993-95), e os conceitos de criatividade e imaginação dos artistas contemporâneos (tese de mestrado, 2002). Imaginação etnográfica é uma característica importante em seu trabalho artístico.
Gostou do artigo? Compartilha!
Grande abraço!
Fonte:
guylaramee.com