Melhores práticas de know how para o seu negócio
O termo “know how” vem do inglês e significa “saber fazer” ou “saber como” indicando os conhecimentos e experiências que uma empresa ou profissional tem sobre determinada área, mercado, produto ou serviço.
O know how é um elemento importante na construção de marca, indicando que a empresa tem domínio especializado e é referência em determinada área, o que influencia a competitividade e as chances de consolidação no mercado.
Portanto, para afirmar que tem know how sobre algo a empresa deve apresentar um conhecimento técnico, prático e teórico sobre o assunto, realmente desenvolvendo soluções inovadoras e criativas na área em que atua.
Seis dicas para aumentar o know how do seu negócio
O know how é algo que pode ser constantemente aprimorado na empresa visando à entrega de soluções mais personalizadas e eficazes de acordo com as demandas dos clientes.
Conforme o conhecimento e experiência da marca aumentam e se especializam, mas ela vai se tornar uma referência para concorrentes, clientes e parceiros. A seguir destacamos 6 estratégias para aumentar o know how da empresa.
1. Pesquisa de mercado
Conhecer a operação e tendências do mercado é o primeiro aspecto a ser destacado nas empresas que querem aumentar o know how. Esse esforço ajuda a identificar soluções mais assertivas e alinhadas às novas tecnologias e práticas, garantindo o pioneirismo da marca.
2. Treinamentos
É fundamental que a marca invista nos seus colaboradores, afinal o know how de uma empresa é resultado dos conhecimentos coletivos dominados pelas equipes.
O treinamento motivacional de vendas deve ser incentivado e promovido para ampliar o conhecimento sobre questões técnicas, operacionais, tecnológicas e relacionais que influem a operação da marca e o posicionamento dela no mercado.
3. Manuais
Uma forma de o conhecimento gerado pelo time ser incorporado às práticas do dia a dia e transmitido entre as diferentes equipes e novos colaboradores é que eles sejam devidamente anotados e gravados.
Os manuais são uma forma de reunir os conhecimentos específicos da equipe e montar um documento que estabeleça as diretrizes da atuação da marca.
Diferentemente do que muitos profissionais pensam, eles não precisam ser engessados como soluções analógicas, mas dinâmicos e colaborativos, ajudando no compartilhamento do know how das diferentes áreas.
4. Processos claros
O saber fazer não é suficiente quando a empresa não incorpora metodologias que permitam a evolução e inovação das soluções propostas.
A definição dos processos, principalmente aqueles que incentivam soluções inovadoras, tecnológicas e criativas é fundamental para que a empresa tenha um ambiente mais propenso à criação e dinamismo.
Todos esses fatores contribuem não apenas à consolidação do know how, mas acompanhamento e incorporação ágil dos novos processos e recursos.
5. Feedbacks
Para que haja o aprimoramento do know how a empresa deve ter gestões amigáveis e eficientes, sendo o feedback um aspecto central para que os colaboradores identifiquem fraquezas e forças e possam aperfeiçoar as próprias aptidões.
O feedback é um momento no qual tanto o gestor pode transmitir conhecimentos específicos da empresa ao colaborador, como também pode — e deve — ouvi-lo.
6. Ouvir a equipe
É justamente nesse aspecto que temos nossa última boa prática aos negócios: ouvir as equipes.
Os times que lidam de frente com os clientes e desafios da operação também são os mais qualificados para buscar soluções e inovar, de forma que ouvir as equipes é essencial para melhorar constantemente e estabelecer-se como uma referência.
Além disso, a interação de equipes multidisciplinares permite trocas que dificilmente ocorrem na área gerencial, de forma que o dia a dia é o que aprimora o “saber fazer” dos times, ou seja, o próprio know how da sua empresa.
Grande abraço!
Press Office
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