Mercearia Paraopeba, uma Estrada Real que dá show
Já há algum tempo venho planejando escrever este tema aqui no Duniverso, e a hora é agora.
Sem falso saudosismo, ou coisa parecida, a cidade de Itabirito, Minas, aqui na pele da Mercearia Paraopeba dá um exemplo de o que eu chamo de “Solidariedade Sustentável” (se é que existe solidariedade não sustentável, rs).
Não são atores profissionais que o compõe e sim “profissionais da vida humana”.
Trata-se de, digamos, de um “mini-documentário (7 minutos)” sobre a famosa e peculiar Mercearia Paraopeba localizada na cidade de Itabirito (MG).
Com grande qualidade técnica este vídeo foi produzido a partir de uma pesquisa para o livro Caminhos do Sabor – A Estrada Real, do jornalista Rusty Marcellini.
Seus protagonistas são José Augusto (Juca) e Roninho, pai e filho que contam a história do antigo comércio.
Vale a pena coinferir!
Grande abraço!
Fontes:
YouTube.com
saiadolugar.com.br
vermelho.org.br
Indicação:
Leonardo Thimotti
http://LISON%20COSTA
Que Post Fantástico!
Amigo Thomas:
Eu demorei a retornar porque fiquei assistindo o vídeo inúmeras vezes. Devo lhe dizer que o documentário em tela é um verdadeiro tributo aos dirigentes da Mercearia Paraopeba. Em primeiro lugar, as ações comerciais estão voltadas a uma vasta clientela que sabe escolher a dedo os bons produtos e segundo, o montante de pessoas que se beneficiam com certeza é incalculável, uma vez que, a cadeia é extensa. Além de se beneficiar o comercio local, devem ser contempladas centenas de famílias, até porque, o número de produtos comercializados deve ultrapassar a casa de um mil.
Agora, não devemos esquecer que quem mais ganha com tudo isso é a comunidade em geral.
Parabenizo-o por sua generosidade em compartilhar tão importante vídeo!
Parabéns por mais uma excelente matéria!
Abraços fraternos,
LISON.
Meu amigo, FANTÁSTICA essa história.Tive até alguns flashs da minha infância, quando meu pai teve uma mercearia. Óleo a granel, arroz, feijão, linguiças e toucinho pendurados. Muito parecido.
Agora, o Roninho e o pai são geniais. Só no interior do Brasil mesmo para se cultivar esse respeito pelo próximo, para incentivar o crescimento de todos os envolvidos na vida comunitária.
É, quanto mais vejo, mais tenho a certeza: precisamos “ruralizar” nossa urbanidade. Só assim, teremos um mundo verdadeiramente justo.
Parabéns por apresentar este este vídeo.
Abraços