O Mundo Dos Mundos…

06/01/2017

O Mundo Dos Mundos…

Por Antônio de Oliveira

“Mundo mundo vasto mundo…” Rima com Raimundo, Edmundo, Segismundo. Em latim, “mundus” significa puro, limpo; antônimo de “immundus”, sujo. “Beati mundo corde”, bem-aventurados os de coração puro. Dada a sujeira, de natureza física e moral, talvez vivamos num mundo imundo. Mundo cão, mundo das drogas, mundo dos aflitos, mundo dos marginais, mundo dos marginalizados; mundo da propina, mundo da pompa, mundo do sexo, mundo da mentira, o mundo político; mundo subterrâneo, mundo vale de lágrimas; mundo mediterrâneo; mundo cristão; os prazeres do mundo; mundo da fama, do poder. “O meu reino não é deste mundo. Se fosse deste mundo…” mas não os tires do mundo… “Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo”. Salvador do mundo. Mundo material, mundo de Deus, mundo interior, mundo do pensamento, o mundo bíblico; mundo das palavras, mundo inteligível de Platão, mundo platônico; mundo dos animais, mundo dos espertos.

O lar é o seu mundo. Ele vive no mundo da lua. Este hotel, esta loja é um mundo. O mundo dos negócios, mundo financeiro, mundo jurídico, o mundo dos esportes, um mundo de coisas; um mundo de coisas mundas e imundas. Um mundo, um mundão, um mundaréu de gente. Mundo dos pichadores. Mundo da prostituição. Mundo aberto sem porteira. Este mundo está perdido. Não se endireita o mundo, ninguém consegue mudar o mundo; mundo às avessas.

Cada qual vive no seu mundo. Todo o mundo sabe disso e todo mundo vive assim. O outro mundo é o mundo do além. A palavra mundo tem um mundo de significados. Vive no seu mundinho. Prometer mundos e fundos. Terceiro mundo. Vir ao mundo. Velho mundo. Príncipe deste mundo. O mundo inteiro; o mundo das crianças, o mundo do crime. Velho mundo, novo mundo, fim do mundo. Viver num mundinho, sair do mundinho para todo o mundo ver, ser do mundinho. Mundo besta! Mundo de tudo, mundo de todos, mundo de ninguém. Ser alguém no mundo transpondo um mundo de dificuldades.

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Imagem: sxc.hu

Tags:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *