O que analisar antes de abrir o seu próprio negócio

31/01/2020

O que analisar antes de abrir o seu próprio negócio

Existem diversos fatores que uma pessoa deve analisar antes de abrir o seu próprio negócio, para que ele não fracasse e todos os objetivos a curto, médio e longo prazo possam ser atingidos. Quem trabalha por conta própria, pode apostar em banco digital para MEI, com ótimas vantagens.

É preciso entender pelo menos um pouquinho de finanças no momento de abrir um negócio, já que existem muitos tributos a pagar. Quem pensa bem antes, na maioria das vezes consegue ter sucesso naquilo que planejou. Aqui você vai aprender o que deve analisar antes de abrir o seu próprio negócio.

O que deve ser analisado antes de abrir o próprio negócio?

Existem alguns fatores principais que devem ser avaliados antes da abertura de uma empresa. Podemos destacar itens como o conhecimento do público-alvo, o registro da marca, planejamento financeiro, a sede física, técnicas para se aproximar dos clientes e conhecimento da legislação.

Conheça bem o público-alvo

Antes de começar a planejar um negócio, ou melhor, uma das primeiras etapas deste planejamento, deve ser focada no conhecimento do público-alvo. Não adianta você abrir um comércio, seja para a produção de utensílios ou a revenda destes e não existir pessoas interessadas na região. Isso só vai causar prejuízos.

O público-alvo consiste em um grupo de consumidores que possuem perfil semelhante ao da empresa ou aos produtos que são comercializados por ela. O focos das ações de marketing deve ser voltado para eles. É possível determinar qual é o perfil por meio de uma série de pesquisas, onde são considerados alguns fatores.

Registe a sua marca

Um dos pontos para analisar antes de abrir o seu próprio negócio é pesquisar sobre o nome, o logotipo e outras características que vão dar a cara da empresa. É fundamental conferir se já não existe algo parecido ou mesmo igual. É interessante registrar a sua marca para evitar cópias e assim conquistar mais clientes.

Crédito: Divulgação

Tenha planejamento financeiro

Um dos principais pontos que devem ser considerado no momento de abrir um negócio é o planejamento financeiro. É fundamental considerar custos como aluguel, manutenção mensal e a constituição do estoque inicial, além de outros gastos que surgem neste momento. Quem faz isso desde o início evita surpresas desagradáveis que podem abalar empresas jovens.

O planejamento precisa ser consistente e realista, envolvendo quanto irá gastar, dessa forma o dinheiro poderá ser utilizado com sabedoria, evitando decepções. A pessoa que toma este cuidado evita problemas maiores, como a contração de dívidas. E tem outra coisa, se for realizar a tomada de um empréstimo, faça isso com o CNPJ e não com o CPF.

Conheça o local onde instalará a empresa

Outro fator para analisar antes de abrir o seu próprio negócio é conhecer a infraestrutura do ambiente onde instalará a sua empresa. Essa é uma decisão das mais importantes para um empreendedor, já que é preciso estar próximo dos clientes, em um local que tenha fácil acesso. É preciso considerar ainda outros fatores como visibilidade do negócio e facilidade logística.

Preste atenção na conservação do edifício escolhido, já que em alguns casos será preciso fazer uma reforma para enquadrar as suas atividades por lá. Escolher um endereço conhecido certamente fará com que a sua empresa ganhe destaque, por outro lado, o aluguel será mais caro.

Uma das alternativas, principalmente para quem trabalha no modelo de escritório, é buscar por ambientes coworking.

Aprenda a divulgar sua marca

Enquanto ainda está planejando como tocará a sua empresa, já pode começar a pesquisar sobre canais de divulgação, para definir quais serão os mais utilizados, no começo pode ser complicado contratar uma equipe de marketing, então o melhor a fazer é seguir por conta própria. Como citamos lá no começo, é importante conhecer o público-alvo e isso vai ajudar aqui.

Tente encontrar as melhores técnicas de abordagem para conquistar consumidores para os seus produtos. Utilizar as redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram, serão fatores importantes para chegar em mais pessoas. Pelo WhatsApp, a ideia é criar lista de transmissões, com autorização dos usuários

Saiba o que é preciso

Também será preciso identificar quais são as exigências legais no momento de abrir um novo negócio. Dependendo das atividades que irá desenvolver, podem exigir um conjunto de licenças que devem ser solicitados nos órgãos ambientais, ou mesmo laudo do Corpo de Bombeiros. Faça isso o quanto antes para evitar a perda de tempo.

Conheça os concorrentes

Uma empresa de sucesso precisa conhecer os seus concorrentes, para fazer serviços melhores do que eles e até mesmo para copiar as coisas boas. É fundamental apresentar algum diferencial, para fazer com que os clientes prefiram o seu produto.

E quando falamos em concorrentes, é preciso saber avaliar o local de instalação da empresa, para evitar isso. Por outro lado, é interessante estar próximo de shoppings ou grandes marcas, que chamam clientes.

Grande abraço!

Press Office

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