Onde estamos errando… Educar ou deseducar
Por Flávia Prado
A escola é o reflexo do contexto social no qual está inserido e campo fértil de suas possíveis transformações. Causa e efeito no que nele ocorre. É neste campo, que o conhecimento pode ser formado, moldado ou bloqueado.
A escola funciona como mediadora entre as pessoas que aprendem a mutuamente se afastarem e temerem uns aos outros, ou respeitarem a si mesmo e aos seus semelhantes.
Por parte dos pais e dos professores o que se percebe, é que estão falando sozinhos, muitas vezes não nos sentimos respeitados e nem ouvidos.
A cultura de hoje, parece que tem alimentado muito este isolamento. Isto se dá, em boa parte, através dos meios de comunicação em massa. É comum hoje ver cada um no seu quarto com sua televisão ligada ou mesmo com seu computador, ipads ou telefone celular…
Me questiono sempre sobre onde foi parar aquele momento em que todos sentavam á mesa e juntos ceavam e contavam o que aconteceu no decorrer do dia? Antigamente, mesmo as famílias sendo numerosas, os pais se interessavam pela rotina do filho e acompanhavam o seu pleno desenvolvimento. Hoje, a realidade nos mostra famílias menores e com grande desajuste. Onde erramos? O que podemos fazer para resgatar os valores familiares?
Quando olho para sala de aula, vejo o reflexo deste desajuste. Crianças que não sabem dividir, que não atendem aos comandos dos professores e que acham que o mundo gira em volta do seu EU.
Acredito que é necessário parar e refletir. O que estamos semeando para o futuro? Quais as conseqüências destes desajustes? Sei que não é fácil, mas talvez seja hora de mudar. E como em todas as mudanças passaremos por sofrimentos e angústias, mas a recompensa virá quando percebermos que nossa casa é um ambiente saudável, que nossos filhos estão indo bem na escola e que se tornarão pessoas bem-sucedidas e afetuosas.
Vamos tentar, pois mudar é preciso!
[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.duniverso.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Flavia-apresentacao.jpg[/author_image] [author_info]Flávia Prado Lopes Martins é professora. Com Licenciatura em Pedagogia e História tem também em seu currículo o Magistério. Atuante na carreira desde muito cedo em sua vida, defende como ninguém o direito de todos a educação de qualidade. Contato: [email protected][/author_info] [/author]