Os melhores cursos universitários para quem quer empreender

25/10/2017

Os melhores cursos universitários para quem quer empreender

Houve um tempo em que, para empreender, bastava vontade e dedicação. Aprendia-se na prática. Hoje, as coisas são um pouco diferentes. Há uma grande competição, uma legislação trabalhista e tributária a ser cumprida. Não há mais espaço para o “é errando que se aprende”.

Por isso, o mercado oferece cursos voltados para o setor, mas eles costumam ser caros e curtos, insuficientes para a demanda. Separamos alguns cursos superiores que ajudam a empreender e também podem ser uma ótima alternativa para se recolocar no mercado.

Administração

Quem deseja abrir um negócio, precisa saber administrá-lo. Por isso, muitos empreendedores escolhem o curso que os ensinará a ser administradores de empresas. Durante os quatros anos do curso de administração, a grade reúne técnicas gerais sobre marketing, contabilidade, recursos humanos e finanças para que ninguém precise voar às cegas.

Não é à toa que alguns negócios como franquias exijam esse tipo de formação de seus franqueados, por já saberem a capacidade deles em gerir bem a marca que detêm direito.

Gestão financeira

Como o próprio nome já deixa claro, os cursos de gestão preparam o profissional para lidar com os desafios diários de um negócio próprio. E como o dinheiro costuma ser o fator mais importante para uma empresa, saber como geri-lo é um grande passo adiante.

Gestores bem qualificados têm mais capacidade de antever o mercado e agir conforme a necessidade.

Processos gerenciais

Se a gestão financeira ensina como lidar com o dinheiro, processos gerenciais focam mais no funcionamento do negócio em si. Após o curso, o empreendedor terá uma capacidade maior de entender os meandros de uma empresa e como melhorar a rotina sem, necessariamente, recorrer ao uso do dinheiro.

Muitas vezes, a melhoria de processos evita justamente que mais gastos desnecessários sejam realizados.

Comunicação / Marketing

Dependendo do tipo de negócio, a comunicação com o cliente é fundamental. Se esse é o caso, os cursos de comunicação e marketing estão prontos para ensinar ao empreendedor as melhores formas de se mostrar para o cliente em potencial e maximizar as vendas.

Há uma gama variada de opções nessa área e convém ao empreendedor estudar qual delas se encaixa melhor no negócio pretendido.

Como podemos ver, um curso universitário nunca é perda de tempo. Os conhecimentos e as vivências adquiridos nunca devem ser ignorados e, por isso, vemos tantos profissionais investindo em novas formações, muitas vezes completamente diferentes das já obtidas anteriormente.

Grande abraço!

Press Office

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile